Centro de Investigação

O Centro de Investigação do IPO Porto (CI-IPOP) é um departamento do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE (IPO Porto), o maior centro português especializado em cancro (10.000 novos doentes/ano), dedicado à prestação de cuidados assistenciais, formação e investigação em Oncologia.
298
Número de publicações
33
Número de projetos com financiamento competitivo
132
Número de estudos clínicos observacionais
166
Ensaios Clínicos Ativos
*Dados relativos ao ano de 2023

 

O Centro de Investigação do IPO Porto (CI-IPOP) é um departamento do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE (IPO Porto), o maior centro português especializado em cancro (~10.000 novos doentes/ano), dedicado à prestação de cuidados assistenciais, formação e investigação em Oncologia (http: //www.ipoporto.pt/). O IPO Porto é membro da Organização dos Institutos Oncológicos Europeus (OECI) e está acreditado pela OECI como Centro Compreensivo de Cancro do Porto Raquel Seruca (Porto Comprehensive Cancer Center Raquel Seruca; Porto.CCC) através de consórcio estabelecido com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S). É a instituição coordenadora da Rede Nacional de Centros Compreensivos de Cancro.

O CI-IPOP tem como missão coordenar e desenvolver a atividade de investigação do IPO Porto. É membro fundador do Laboratório Associado Rede de Investigação em Saúde (RISE) onde coordena a linha temática 2 (TL2) – “INVESTIGAÇÃO CLÍNICA E TRANSLACIONAL EM ONCOLOGIA”

O CI-IPOP é uma unidade de I&D da FCT desde 2004, classificada como EXCELENTE na última avaliação internacional (2019).

CI-IPOP compreende cinco grupos de investigação translacional (Epigenética & Biologia do Cancro; Física Médica, Radiobiologia & Proteção Radiológica; Oncogenética; Patologia &Terapia Experimental; e Oncologia Molecular & Patologia Viral) e um grupo dedicado a responder às crescentes necessidades em epidemiologia do cancro, resultados e qualidade de vida em Oncologia, assim como sustentabilidade dos sistemas de saúde e cuidados de saúde baseados em valor (Epidemiologia, Resultados, Economia & Gestão em Oncologia). A investigação clínica do CI-IPOP é maioritariamente desenvolvida por dois grupos de investigação clínica (Abordagem de Lesões Pré-cancerosas & Cancro Precoce e Oncologia Clínica), a Unidade de Investigação Clínica, que compreende uma Unidade de Ensaios Clínicos de fase precoce (Centro de Inovação Terapêutica em Oncologia), dedicada a ensaios por iniciativa do investigador, bem como a Unidade de Investigação em Enfermagem Oncológica. Adicionalmente, a atividade do CI-IPOP é apoiada pelo Biobanco do IPO Porto, membro do Consórcio Biobank.PT através da Rede Nacional de Bancos de Tumores. O CI-IPOP integra, desde 2021, o Consórcio GenomePT.

OBJETIVO

A estratégia do CI-IPOP centra-se no aproveitamento de conquistas e oportunidades proporcionadas pelos avanços no conhecimento e na tecnologia, convertendo-as em benefício para o doente oncológico. O objetivo global de investigação centrada no doente do CI-IPOP/IPO Porto é melhorar a prestação de Medicina Oncológica de Precisão aos concidadãos, melhorando os cuidados e aumentando as taxas de cura, com base no avanço significativo do conhecimento alcançado pela equipa multidisciplinar de investigação do IPOP Porto. Recentemente, foram definidas três grandes linhas estratégicas:

• Promover a prevenção do cancro através do desenvolvimento de novos biomarcadores de risco de cancro hereditário, visando implementar ações preventivas eficazes em grupos de risco específicos.
• Desenvolver novas e mais eficazes estratégias para o rastreio e deteção precoce dos cancros mais prevalentes, utilizando tecnologias não ou minimamente invasivas.
• Expandir o acesso à Oncologia de Precisão, a partir do programa já em curso, mapeando novos alvos moleculares utilizando múltiplas “ómicas” e outras descobertas laboratoriais para implementar abordagens terapêuticas inovadoras e mais eficazes.

EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

O CI-IPOP congrega 327 membros, dos quais 175 são mestres e 71 são doutorados integrados. Entre os integrados, 22 são investigadores a tempo inteiro (3 com contrato sem termo), 30 profissionais de saúde (17 médicos, 11 técnicos, 2 enfermeiros) maioritariamente dedicados à atividade assistencial, e 19 investigadores doutorados externos, afiliados a outras instituições académicas e hospitalares. Adicionalmente, 68 membros são estudantes de doutoramento (37 com bolsa pela FCT, 1 EU-MSCA, 16 profissionais do IPO Porto e 8 com outros financiamentos). A equipa de investigação do CI-IPOP inclui, também, 10 assistentes de investigação com bolsas externas e 23 estudantes de mestrado.

DIRETORA: Profª. Doutora Carmen Jerónimo

VICE-DIRETORES: Prof. Doutor Mário Dinis Ribeiro e Prof. Doutor Rui Medeiros

INSTALAÇÕES (~4000 m2)

As instalações de ponta do Centro de Investigação estão distribuídas por oito diferentes áreas do IPO Porto. Compreendem três laboratórios de investigação translacional (1, 2 e 3) (~1500 m2), um laboratório de investigação não-translacional (4), dois laboratórios clínicos (~750 m2),  e duas Unidades de Investigação do CI-IPOP (~1750 m2). Estas instalações de alta intensidade laboratorial incluem diversas unidades tecnológicas, nomeadamente: 

  • Análise de Dados Complexos 
  • Microscopia de luz avançada e Bioimagem 
  • Citometria de Fluxo e FACS Sorter
  • Proteómica and Glicómica 
  • Ensaio in vivo CAM 
  • Genómica e transcriptómica 
  • Unidade de Citogenética 
  • Cultura Celular e modelos in vitro
  • Histopatologia, imunohistoquímica e TMA 
  • Biobanco 
  • Centro de Inovação Terapêutica em Oncologia (1250 m2

VIDEO CI-IPOP

PUBLICAÇÕES

Em 2023, o CI-IPOP contabilizou um total de 298 artigos científicos revistos por pares, sendo que 262 destes foram publicados em periódicos com fator de impacto atribuído. De todas as publicações, 171 tinham pelo menos uma categoria no Q1 da classificação Scimago. Estes enquadram-se nas categorias de “Oncologia” (36), “Medicina” (44) e “Investigação em Cancro” (17). A média do fator de impacto (FI) foi de 5,4 e a soma de fatores de impacto foi de 1391,9. Adicionalmente, 97 artigos foram publicados em periódicos com FI entre 5 e 10, registando-se 19 publicações com FI superior a 10.

COMISSÃO CIENTÍFICA DE AVALIAÇÃO EXTERNA

Prof. Dr. Christoph Plass, PhD
Deutsches Krebsforschungszentrum (DKFZ)
Alemanha
https://www.dkfz.de/en/CanEpi/plass.php

Prof. Dr. Elisabete Weiderpass, MD, PhD
International Agency for Research on Cancer (IARC)
França
https://www.iarc.who.int/directors-page/

Prof. Dr. Ernst Kuipers, MD, PhD
Research of Nanyang Technological University (NTU)
Singapora
https://www.ntu.edu.sg/about-us/leadership-organisation/university-leadership

Prof. Dr. Joan Seoane, PhD
Vall d’Hebron Institute of Oncology (VHIO)
Espanha
https://vhio.net/biosketch-joan-seoane/

Prof. Dr. Luis Paz-Ares, MD, PhD
Hospital 12 de Octubre & Spanish National Cancer Research Center (CNIO)        
Espanha
https://www.cnio.es/en/research-innovation/scientific-programmes/clinical-research-programme/h12o-cnio-lung-cancer-clinical-research-unit/

Dr. Sergio Roman Roman, PharmD, PhD
Institut Curie
França
https://institut-curie.org/personne/sergio-roman-roman

RELATÓRIOS 

2023

2022

2021

2020

2019

2018

AVALIAÇÃO INTERNACIONAL PELA FCT (2019)

O CI-IPOP obteve a classificação de EXCELENTE para o período 2013-2017 e o plano de atividades para 2020-2023, após avaliação internacional pelo painel CIÊNCIAS DA SAÚDE – Investigação Clínica e Translacional organizado pela FCT. O financiamento básico e estratégico resultante da FCT (UIDB-00776-2020 e UIDP-00776-2020) ascendeu a um total de 1.242.000€ para o período de 2020-2023, o que permitiu a contratação de investigadores doutorados. Adicionalmente, a avaliação internacional concedeu ao CI-IPOP oito bolsas de doutoramento financiadas diretamente pela FCT.

ATIVIDADES 

Calendário de Reuniões Científicas 2024

contactos

telefone
225084000 (Ext: 3241)
email
localização
Edifício A, 2º Piso - Direção do Centro de Investigação