4º episódio do podcast informa doentes oncológicos sobre direitos e apoios
A conversa, moderada pela jornalista Lúcia Gonçalves, conta com as participações de Esperança Silva (na altura, Diretora do Serviço Social do IPO-Porto), Ana Mafalda Baptista (Técnica do Serviço Social da AAPC – Associação de Apoio às Pessoas com Cancro) e Andreia da Costa Andrade (Jurista da Liga Portuguesa Contra o Cancro).
Saber onde ir e o que se tem de fazer para obter benefícios sociais, qual a proteção dos doentes oncológicos no quadro do Serviço Nacional de Saúde e da Segurança Social, o que fazer quando esses direitos não são respeitados e quais os benefícios fiscais e o enquadramento laboral que existe neste momento na legislação nacional são alguns dos temas debatidos neste episódio.
Esperança Silva, na altura, Diretora do Serviço Social do IPO-Porto, revela que, numa primeira fase, os doentes estão mais focados no diagnóstico e, só depois de estarem mais conscientes da doença, começam a procurar respostas para as suas preocupações: “Nessas consultas individualizadas vai-se avaliar toda a situação. A avaliação social tem várias fases e tem que se saber tudo o que se passa com o doente. Eu tenho de ir de encontro da necessidade do doente”.
Também Mafalda Baptista, Técnica do Serviço Social da AAPC, associa a falta de conhecimento dos doentes oncológicos ao não acesso a direitos e benefícios. Não só há desorientação inicial com o choque da doença, como também falha de acesso à informação onde se deveria investir: “Acho que se deveria investir mais na informação e nos direitos que as pessoas têm porque muitas das pessoas não usufruem dos direitos por falta de conhecimento”.
Já Andreia da Costa Andrade, Jurista da Liga Portuguesa Contra o Cancro, sublinha que cada vez mais a sociedade civil procura dar resposta aos direitos dos doentes oncológicos, e lembra que a Liga Portuguesa Contra o Cancro, em articulação com o IPO-Porto, ajuda os doentes oncológicos com informações sobre serviços e questões sociais do quotidiano, uma vez que noutras instituições como a Segurança Social é difícil encontrar respostas num tão curto espaço de tempo. E dá um exemplo prático: “É necessário tirar cópias de todos os documentos e entregar nos serviços essenciais, para que seja correspondida a isenção do IRS ou parte do IRS”.
O próximo episódio do podcast “Cancro sem Temor” é dedicado ao tema “O Cancro em Idade Jovem” e aborda o impacto da doença oncológica e os desafios que traz à faixa etária dos jovens.