Clínica de Patologia Digestiva
À organização destes profissionais, ao espaço físico onde exercem o seu trabalho e aos diversos meios técnicos a que recorrem numa atividade vocacionada para o tratamento de determinada doença denominamos Clínica de Patologia.
O IPO-Porto conta com unidades clínicas diferenciadas, organizadas para prestar cuidados em diversas áreas da patologia oncológica, com a capacidade de prestar um serviço de acordo com os mais elevados padrões de qualidade internacionais.
As orientações no tratamento de um doente oncológico devem ser determinadas por um grupo de médicos constituído por, pelo menos, um representante de cada uma das especialidades que possa vir a ser envolvida nesse mesmo tratamento (Consulta de Grupo Multidisciplinar). No caso das doenças digestivas, estas especialidades são fundamentalmente a Cirurgia, a Oncologia Médica e a Radioterapia.
Após uma primeira avaliação numa consulta de Oncologia Cirúrgica ou Oncologia Médica, todos os casos são submetidos a uma discussão em consulta de grupo em que se estabelece um plano integrado de tratamento.
Os profissionais tentam sempre que este processo, que muitas vezes exige a realização de múltiplos exames, seja célere, realizado com o maior conforto possível e com o menor número de visitas dos utentes ao IPO-Porto, procurando a colaboração e promovendo a informação dos colegas das Unidades de Saúde externas em tempo útil. É, por isso, fundamental, que nos seja facultada toda a informação possível no momento de referenciação dos doentes a esta clínica.
Do mesmo modo, e sempre que pareça possível, a Clínica de Patologia Digestiva tenta delinear estratégias de seguimento após o tratamento nas Unidades de Saúde Locais – Unidades de Cuidados Primários ou Hospitais da área de Residência, de modo a evitar o desconforto de um excesso de deslocações ao Instituto.
Serviços
A par com os doentes portadoras de patologia oncológica conhecida, a Clínica de Patologia Digestiva promove a avaliação de indivíduos com risco familiar acrescido desde a avaliação genética até à realização de intervenções profiláticas.
No que respeita a atividade formativa, conta com uma vertente pedagógica participando na formação de alunos do curso de medicina e de internos de várias especialidades médicas, mestrandos e apoiando projetos de fundamentação de teses de doutoramento.
Tem em curso programas de investigação, internos ao IPO ou em colaboração com outras Instituições, participando em múltiplos ensaios clínicos internacionais.