Clínica de Urologia
A Clínica de Urologia dispõe de consultas médicas de Urologia, Oncologia e Consulta Multidisciplinar, com a presença da Radioterapia. Existe também a Consulta de Enfermagem, uma sala de tratamentos e uma sala de exames.
O IPO não tem camas domiciliadas, pelo que cada Serviço utiliza as que necessita, embora, por uma questão de facilidade, os doentes de Urologia sejam internados, preferencialmente, no 9º piso do Edifício Principal.
Também o bloco operatório, localizado no piso 4 do mesmo edifício da Urologia, funciona consoante as necessidades de cada Serviço, avaliadas em sede de reunião do Departamento de Cirurgia, através da chamada Governação Clínica. Trata-se de um organismo que tem como função garantir que são cumpridos os critérios de acreditação da Caspe Healthcare Knowledge Systems, que o hospital possui desde 2004.
Uma consequência das exigências da acreditação foi a necessidade de reduzir o tempo da lista de espera para cirurgia, que se situava nos três meses. Assim, o Serviço de Urologia passou a dedicar-se ao bloco operatório três manhãs e três tardes por semana.
Serviços
Como a Multidisciplinaridade não se centra apenas no modo como o IPO-Porto está organizado, mas essencialmente na forma como o doente é tratado, a Clínica de Urologia tem uma consulta, que se realiza uma vez por semana, com o objetivo de juntar a Urologia, a Oncologia e a Radioterapia na definição do plano de tratamento do doente, seja cirúrgico ou não.
Ainda dentro deste âmbito da Multidisciplinaridade, há uma grande preocupação do IPO-Porto e do Serviço de Urologia em garantir que todos os doentes oncológicos tenham Médico de Família e que a comunicação entre os dois níveis de cuidados funcione. Só assim é possível que os doentes, quando têm alta, possam ser devidamente acompanhados.
Os profissionais de Enfermagem, que são igualmente elementos basilares na constituição desta equipa que representa a Clinica de Urologia do IPO-Porto, também contribuem para que o acompanhamento ao doente decorra da melhor forma. Sempre que o doente é admitido na Clínica, inicia um novo tratamento ou tem indicação para cirurgia, passa antes pela consulta de enfermagem, onde recebe todo o apoio necessário. Também efetuam alguns tratamentos, intervêm na comunicação com os cuidados de saúde primários e participam nas reuniões multidisciplinares.
Outro dos Pilares fundamentais da Clínica de Urologia é a sua vertente como Centro de Formação pré e pós Graduada nas Disciplinas de Urologia e Oncologia. Atualmente, o Serviço de Urologia do IPO-Porto tem três Internos Complementares da Especialidade e desde 2009 dispõe de um programa de formação pós-graduada de Urologia Oncológica, opcional para Internos Complementares de Urologia a partir do 5º Ano, com duração entre 3 e 6 meses. Mas, tendo em conta que a idoneidade para formação é apenas de 26 meses (os últimos do internato), é vontade do Serviço de Urologia do IPO-Porto passar apenas a receber Internos de outros hospitais. Normalmente em estágio, com a duração mínima de três meses, a Clínica de Urologia tem sempre internos de outros Centros, pensando que deve ser assim que se deve posicionar na formação pós-graduada em Urologia.
Também é frequente a Clínica de Urologia receber Internos Complementares de Medicina Geral e Familiar a fazer estágios formativos de Oncologia, cujo propósito é promover a aproximação aos Cuidados de Saúde Primários.
Por fim, mas não menos importante, dentro desta rubrica da Formação, a Clínica de Urologia tem tido também um papel importante no apoio aos Alunos do último ano do Curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, alunos de Cursos de Enfermagem e Alunos de Doutoramento e pós-Doc de diversas áreas, que regularmente realizam estágios de curta duração no âmbito das suas áreas específicas.
Este é um Serviço com grande volume de doentes com patologia Urológica Oncológica, praticando a atividade assistencial segundo as mais recentes Guidelines Internacionais e adotando diversos protocolos aprovados pelas diversas organizações mundiais, no que respeita ao diagnóstico e ao tratamento em Oncologia.
Desta forma, para aqueles que se dedicam à Investigação clínica e básica, a “Matéria Prima” que pode ser fornecida, tem-se revelado frutuosa ao longo dos anos, como pode ser comprovado pelas diversas publicações e teses de Doutoramento que têm vindo a ser produzidas, baseadas neste material clinico disponibilizado regularmente.
CRITÉRIOS DE ADMISSÃO
- Critério de referenciarão para as patologias de Rim e Suprarenal, Bexiga, Urotélio, Próstata, Testículo e Pénis:
Doentes portadores de patologia tumoral/oncológica, com diagnóstico oncológico ou forte suspeita de doença oncológica - Exames necessários para admissão ao IPO do Porto:consultar aqui
CENTRO DE REFERÊNCIA
A Clínica de Urologia do IPO-Porto integra o Centro de Referência na área de Oncologia de Adultos – Cancro do Testículo.
CERTIFICADO DE CENTRO DE REFERÊNCIA