Direitos e Deveres
DIREITOS DO DOENTE
- O Doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana
- O Doente tem direito ao respeito pelas suas convicções culturais, filosóficas e religiosas
- O Doente tem direito a receber os cuidados apropriados ao seu estado de saúde, no âmbito dos cuidados preventivos, curativos, de reabilitação e terminais
- O Doente tem direito à prestação de cuidados continuados
- O Doente tem direito a ser informado acerca dos serviços de saúde existentes, suas competências e níveis de cuidado
- O Doente tem direito a ser informado sobre a sua situação de saúde
- O Doente tem o direito de obter uma segunda opinião sobre a sua situação de saúde
- O Doente tem direito a dar ou recusar o seu consentimento, antes de qualquer ato médico ou participação em investigação ou ensaio clínico
- O Doente tem direito à confidencialidade de toda a informação clínica e elementos identificativos que lhe respeitam
- O Doente tem direito de acesso aos dados registados no seu processo clínico
- O Doente tem direito à privacidade na prestação de todo e qualquer ato médico
- O Doente tem direito, por si ou por quem o represente, a apresentar sugestões e reclamações
DEVERES DO DOENTE
- O Doente tem o dever de zelar pelo seu estado de saúde
- O Doente tem o dever de fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias
- O Doente tem o dever de respeitar os direitos dos outros doentes
- O Doente tem o dever de colaborar com os profissionais de saúde
- O Doente tem o dever de respeitar as regras de funcionamento dos serviços de saúde
- O Doente tem o dever de utilizar bem os serviços de saúde e de evitar gastos desnecessários
A melhoria ou adaptação dos serviços do IPO-Porto só é possível mediante o contributo daqueles que, no dia a dia, usufruem desses mesmos serviços. Assim, pode deixar a sua reclamação/sugestão/elogio abaixo ou dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Doente.
No Gabinete de Apoio ao Doente pode preencher o impresso que consta do livro de Felicitações ou do Livro de Reclamações. Tem como alternativa escrever uma carta dirigida diretamente ao Conselho de Administração do IPO-Porto, para a morada Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 4200-072, Porto.
Todas as felicitações/reclamações e sugestões são encaminhadas e tratadas da melhor forma e têm direito a resposta, sendo registadas no Sistema de Gestão de Reclamações e Sugestões (desde que identificadas com o número do bilhete de identidade ou cartão de cidadão do reclamante). Para fazer uma sugestão, deverá utilizar as Caixas de Sugestões distribuídas pela área das Consultas Externas (Piso 3, Edifício Principal).
Também pode efetuar a reclamação a qualquer hora através do endereço eletrónico: gabinetedecomunicacao@ipoporto.min-saude.pt.
Caso a resposta à reclamação não satisfaça as suas expetativas, poderá recorrer, diretamente, ao Conselho de Administração, por carta, através da morada já referida.
Reclamações / Felicitações /Sugestões / Pedidos / Donativos 2018
Dando cumprimento à Circular Normativa nº 6/2006, de 27/12/2006, ponto VII, alínea H, o IPO-Porto elabora anualmente um relatório das exposições, no qual se apresentam as diferentes situações apontadas pelos doentes e se apresentam as ações tomadas/a tomar para colmatar as situações identificadas. O link abaixo inclui um resumo dessa informação para o ano de 2018.
O Guia do Utente é um documento que compila todas as informações consideradas relevantes para o utente durante a sua estadia/tratamento no IPO-Porto. Este Guia, que disponibilizamos para consulta online, é distribuído a todos os novos doentes admitidos na Instituição.
Neste espaço, disponibilizamos, para consulta dos utentes, os tempos de espera máximos para cirurgia, tratamentos de quimioterapia e radioterapia, métodos complementares de diagnóstico e terapêutica e consultas médicas.
O IPO-Porto tem, em desenvolvimento, vários ensaios clínicos dentro de diversas áreas da oncologia, com o objetivo de testar novos métodos e medicamentos na luta contra o cancro. Nesta página, apresentamos os ensaios clínicos que se encontram em fase de recrutamento e a iniciar brevemente, dos quais descriminamos a indicação terapêutica, o título e descrição do ensaio e o estado em que se encontra.