Serviço de Cuidados Paliativos
O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) dispõe de cuidados paliativos desde 1994, tendo sido a primeira instituição em Portugal a desenvolver um serviço deste tipo.
O IPO-Porto é a instituição que tem o maior serviço de cuidados paliativos em Portugal. Inaugurado em 25 de maio de 1996 dispõe de 40 camas. Destas, 20 destinam-se exclusivamente aos doentes do IPO-Porto e 20 estão incluídas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). A parte destinada exclusivamente aos doentes do IPO-Porto designa-se, atualmente, Serviço de Cuidados Paliativos (SCP) e inclui o internamento, consulta externa, assistência domiciliária e equipa intra-hospitalar.
O Serviço de Cuidados Paliativos quer ser uma unidade de referência nacional e internacional que proporcione a prática da investigação e do ensino a vários níveis.
A atividade assistencial tem como fundamento os princípios preconizados pela Organização Mundial de Saúde: “os cuidados paliativos melhoram a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias que encaram uma doença ameaçadora da vida, proporcionando alívio da dor e de outros sintomas, suporte espiritual e psicossocial desde o diagnóstico até ao fim da vida e no luto”.
A atividade é desenvolvida interdisciplinarmente por médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, assistentes sociais, psicóloga, nutricionista e capelão. Participam também, quando necessário, elementos de outros serviços do IPO-Porto, nomeadamente a Medicina Física. Há também vários voluntários integrados nos cuidados paliativos do IPO-Porto.
Além da atividade assistencial, consideram-se funções essenciais do Serviço de Cuidados Paliativos o ensino e a investigação. Estas atividades iniciaram-se cedo no percurso de desenvolvimento dos cuidados paliativos neste centro. O ensino iniciou-se em 1997, ao fim de três anos de trabalho, altura em que se considerou haver já experiência suficiente a transmitir a outros profissionais com interesse nesta área. Desde então já se organizaram múltiplos cursos multidisciplinares organizados pelo IPO-Porto e por outras instituições. O trabalho de investigação resultou já em diversas publicações em revistas nacionais e internacionais e na apresentação de comunicações e cartazes em congressos nacionais e internacionais.