Serviço de Neurocirurgia
Os valores que regem a atividade do Serviço de Neurocirurgia estão naturalmente no alinhamento dos valores e princípios do IPO-Porto, promovendo as melhores práticas médicas sempre no respeito pela autonomia do doente e pela carta dos direitos do doente.
O Serviço de Neurocirurgia do IPO-Porto faz o diagnóstico e tratamento Neurocirúrgico de doentes Oncológicos referenciados dentro do IPO pelas diferentes Clínicas e Serviços do Instituto. O Serviço de Neurocirurgia está também aberto directamente à referenciação externa o que corresponde actualmente a cerca de 14% da sua atividade.
A referenciação pode ser feita a pedido de qualquer médico do sistema público ou privado mediante contacto (Plataforma CTH/SIGA para instituições públicas; por carta ou mail para instituições públicas e privadas) com o Serviço de Admissão de Doentes do IPO.
A referenciação pode ser feita a pedido de qualquer médico do sistema público ou privado mediante contacto (Plataforma CTH/SIGA para instituições públicas; por carta ou mail para instituições públicas e privadas) com o Serviço de Admissão de Doentes do IPO.
As atividades do Serviço envolvem diversas valências: a Consulta Externa, as Consultas de Grupo Multidisciplinares, as Consultas MD de segunda opinião, o Internamento e o Bloco Operatório (Bloco Central, Bloco de Ambulatório, Bloco de Intervenção Percutânea). O equipamento tecnológico do Serviço está de acordo com o Estado da Arte, dispondo de Neuronavegação, Endoscopia, Ecografia, Microscópios cirúrgicos, Aspiradores Ultrasónicos, TC intraoperatório e Monitorização Neurofisiológica.
A Equipa de Neurocirurgia é constituída por 5 médicos neurocirurgiões especializados no tratamento de doentes oncológicos, cerca de 50% das intervenções são de cirurgia crânio encefálica e cerca de 50% cirurgia do ráquis, incluindo instrumentação da coluna e cirurgia percutânea.
No contexto da Clínica do Sistema Nervoso são ainda decididos os casos propostos para Radiocirurgia ou Radioterapia Esterotáxica Fraccionada, técnica disponível no IPO desde longa data.
Para contacto médico e para fins de questões clínicas, formação e investigação:
Nota: A referenciação de doentes deverá ser dirigida ao Serviço de admissão de doentes.