Serviço de Pneumologia

A Pneumologia, como a Medicina especializada em geral, tem acompanhado de perto o que se passa no resto da Europa quanto ao nível técnico e científico.

Nos últimos anos produziram-se avanços importantes em relação ao diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho respiratório em Portugal. O desenvolvimento de novas técnicas diagnósticas e de novos tratamentos permitiu realizar um melhor controlo destas patologias, melhorando a qualidade de vida dos doentes e aumentando a sua esperança de vida.

As doenças do foro respiratório têm uma incidência e uma prevalência consideráveis na população portuguesa. Ao longo dos últimos anos aumentou o número de doentes afetados por este tipo de doenças, como consequência do envelhecimento da população, do aumento da contaminação ambiental e do consumo de tabaco, entre outros fatores. Esta tendência crescente de prevalência das afeções do aparelho respiratório previsivelmente será mantida nos próximos anos.

Uma das doenças onde se prevê um maior aumento do número de casos é o cancro broncopulmonar, para além de outras, tais como, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), a asma e a síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS). Entre as doenças infeciosas broncopulmonares, a previsão é variável: as infeções pulmonares consequentes à infeção por VIH tendem a aumentar, enquanto as infeções respiratórias agudas não específicas, as pneumonias e as infeções víricas irão manter-se estáveis; o número de casos de tuberculose tenderá a diminuir e posteriormente a estabilizar. Outras doenças, como a patologia pleural, doenças respiratórias profissionais, imunológicas prevê-se uma estabilização ou um aumento; as vasculares, fibrose quística e a displasia broncopulmonar tendem a estabilizar ou a diminuir.

O Programa Nacional de Luta contra o Cancro do Pulmão deverá ter como objetivos fundamentais:

  • Ações de prevenção, nomeadamente na redução de poluentes carcinogéneos inalados, tais como o fumo do tabaco e outros poluentes ambientais e profissionais
  • Caracterização correta da epidemiologia do cancro do pulmão em Portugal
  • Ações tendentes ao diagnóstico precoce, com particular incidência em ações de propaganda
  • Estabelecimento de protocolos nacionais de diagnóstico e tratamento
  • Medidas de apoio ao doente e seus familiares
  • Colaboração interdisciplinar com o objetivo de melhoria do prognóstico e da qualidade de vida dos doentes
Serviços:

Consulta Externa:

  • Pneumologia Geral
  • Cessação tabágica

Consulta Interna:

  • Apoio aos diversos Serviços de Internamento e ao Serviço de Atendimento Não Programado (SANP)

Técnicas pneumológicas:

  • Broncofibroscopia:

Procedimento de diagnóstico e terapêutica fundamental em Pneumologia. É útil no esclarecimento de sintomas respiratórios e alterações radiológicas, contribuindo de forma importante para o diagnóstico e estadiamento de tumores pulmonares. Este exame é, na maioria dos casos, efetuado em regime de ambulatório, sob anestesia local, tendo uma taxa de complicações baixa. A introdução de um aparelho flexível (broncofibroscópio), através do nariz ou da boca, permite visualizar diretamente as vias aéreas superiores, traqueia e brônquios e perante alguma área suspeita, realizar biopsia, escovagem ou lavagem, para estudo das células. É necessário um jejum de, pelo menos, seis horas antes do exame.

Drenagem torácica:

Esta técnica consiste na extração de ar ou líquido da cavidade pleural através da punção, com agulha ou cateter, da parede torácica, sob anestesia local. A sua realização está indicada em diversas situações, tais como, pneumotórax, hemotórax, empiema e derrame pleural.

equipa

Serviço de Pneumologia
Diretor de Serviço
Dr. Luis Rocha

contactos

telefone
225 084 000
fax
225 084 001
localização
Edifício Principal, piso 3