Projeto: Early-stage Cancer Treatment in the Context of Molecular Imaging (Estima)

O projecto “Early stage cancer treatment, driven by context of molecular imaging (ESTIMA)” (NORTE-01-0145-FEDER-000027) tem como objectivo desenvolver um modelo multidisciplinar predictivo de uma resposta completa após radioquimioterapia neoadjuvante de doentes com cancro esofágico. Embora este estudo não modifique a actual abordagem do tratamento, o conhecimento da resposta individual poderá permitir futuramente uma abordagem personalizada de cada doente, evitando intervenções cirúrgicas desnecessárias em doentes com resposta completa e todas as co-morbilidades e perda de qualidade de vida associadas. O projecto conta com a participação de vários investigadores da instituição e também dos vários grupos associados ao Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, assim como com uma colaboração estreita com o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra. O projecto possui duas linhas principais de acção: uma linha de diagnóstico, em que as imagens obtidas por tomografia por emissão de positrões (PET/CT) são analisadas utilizando algoritmos avançados (“data mining”, redes neuronais, “deep learning”). Uma segunda linha pretende investigar vários tipos de biomarcadores que condicionem a resposta à terapêutica. Como parte fundamental do projecto, pretende-se também optimizar a deposição de dose de radiação nestes tumores pelo novo acelerador linear Varian TrueBeam, para o qual já se conseguiram simular por métodos avançados de Monte Carlo, tratamentos de radioterapia volumétrica (VMAT). Foram já apresentadas ou encontram-se aceites para apresentação, várias comunicações em congressos nacionais e internacionais.

Outras acções de divulgação:

  • “Early-stage cancer treatment, driven by context of molecular imaging (ESTIMA)” J.A.M.Santos. Reunião científica do CI/EPOP do IPO-Porto, 28 de Outubro de 2016
  • Simpósio Satélite Projeto Estima: IPO Porto – Early-stage Cancer treatment Driven by Context of Molecular imaging – Carcinoma do Trato Gastrointestinal, Palestrante: Olga Pinto, VI Congresso da Sociedade Portuguesa Radioterapia Oncologia, IPO PORTO, 2 e 3 de Junho de 2017

Ficha Técnica do Projeto

Projeto: ODISSEIA – Oncology Disease Information System

O projeto ODISSEIA – Oncology Disease Information System tem por base o suporte à colaboração e partilha de conhecimento entre todos os atores envolvidos na prevenção, no diagnóstico, no tratamento e investigação em cancro no Norte do País – âmbito RORENO, bem como a recolha, processamento e disponibilização de informação para os múltiplos “clientes” de toda a rede.

A responsabilidade institucional de ser um centro de acumulação, transformação e difusão do conhecimento avançado em cancro, bem como a garantia de tratamento adequado e liberdade de escolha informada são os valores subjacentes à realização do projeto ODISSEIA.

O projeto tem um prazo estimado de dois anos e um financiamento de 2 milhões de euros. O projeto ODISSEIA visa a criação de uma info-estrutura que estabelecerá as ferramentas básicas para uma governação da oncologia ao nível regional, em benefício dos doentes, da otimização de resposta do SNS e da sustentabilidade.

Ficha Técnica do Projeto

PROJECT: MindGap-Bridging the gap between Mind, Brain and Body: exosome role and monitoring

This study is funded by European commission: H2020-FETOPEN-01-2018-2019-2020 – FET-Open Challenging Current Thinking; RIA, Research and Innovation action; Proposal number 829040.

MindGAP aims to bridge the gap between MIND/BODY interactions and to develop a novel portable device to monitor the biomolecules involved in these interactions. MindGAP looks for sensitive health indicators among exosomes that circulated throughout the body and that may change under disease/health installation. To this end, the possibility of using MINDFULNESS meditation as a mind-related tool to control the cargo of exosomes is explored. If meditation is successful in changing the behaviour and attitudes of many people, it means that the exosomes cargo may be changed through this process. The obtained knowledge opens doors to an innovative device that may be used by everyone to understand his/her health status. To this end, MindGAP shall create an innovative and portable device that tracks exosomes

The project includes the participation of several researchers from the IPO-Porto ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal), VTT (Teknologian Tutkimuskeskus, Finland), UOULU (Oulu University, Finland), LNU (Linnaeus University, Sweden). IPO-Porto will be responsible for recruiting all participants for this study (patients who had cancer and blood donors), as well as to collect liquid biopsies/ blood and assess the effect of the psychological interventions on exosomes.

https://mindgap-fet-open.eu/

Projeto: PRO-DOSE

O projeto visa o desenvolvimento de uma solução inovadora para colmatar a falta de equipamentos para controlo dosimétrico de tratamentos de radioterapia. A tecnologia PRO-DOSE permite um controlo in-vivo e em tempo real da dose de radiação entregue ao paciente durante os tratamentos de braquiterapia de mama e próstata, garantindo assim a máxima qualidade e eficácia dos mesmos. 

Ficha Técnica do Projeto 

Projeto: TeamUp4Cancer  

O consórcio Porto Comprehensive Cancer Centre (P.CCC), que integra o IPO do Porto e os Institutos IBMC, INEB, IPATIMUP e o i3S – Instituto e Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, vai implementar o projeto “TeamUp4Cancer” na região Norte aprovado pelo NORTE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT).

Este projeto de investigação pretende encurtar o ciclo de descoberta científica em cancro, aproximando a investigação básica e a prática clínica, através da aplicação de tecnologia de ponta e exploração de ensaios clínicos de fase precoce, procurando benefícios concretos para o doente oncológico e o desenvolvimento mais célere de novas armas terapêuticas contra o cancro.

Os parceiros visam desenvolver modelos experimentais in vitro para auxiliar no tratamento do doente, validar e explorar novos biomarcadores em tecidos tumorais, sangue e outras amostras de tecidos e acelerar estudos pré-clínicos, facilitando a transição para os estudos clínicos de fase inicial.

Ficha Técnica do Projeto  

Projeto: NOVEL siRNA Therapies Against Metastatic Coloretal Cancer (SIRNAC)

O projetoNOVEL siRNA Therapies Against Metastatic Coloretal Cancer” (NORTE-01-0247-FEDER-033399) aprovado no Programa Operacional Regional do Norte no âmbito da Prioridade de Investimento “Promover o investimento das empresas em I&I” centra-se numa nova terapia para o cancro colorretal etastático no fígado, que visa reduzir de modo significativo os impactos de uma doença com um custo humano e económico extremamente pesados.

Este projeto cobre a fase de desenvolvimento do novo medicamento, no seguimento de uma fase de descoberta concluída com sucesso pelo líder do consórcio, em que foi feita a prova de eficácia in vitro e in vivo das moléculas eleitas. Engloba nomeadamente o desenvolvimento das moléculas eleitas, o desenvolvimento do sistema de entrega e a validação da relevância clínica e terapêutica, isolado ou em conjunto, dos dois novos alvos. O projeto vai permitir terminar a fase de desenvolvimento e licenciar o programa para dar início aos ensaios regulamentares com vista à aprovação da nova terapia.

Ficha Técnica doProjeto