Investigadores internacionais debatem os avanços da ciência em Cancro Colorretal
a
10 Fevereiro
A iniciativa traz a Portugal investigadores de referência mundial como Ian Tomlinson da Universidade de Oxford, Thomas Ried do NIH, Marc Gunter do IARC, e Zoltan Szallasi do Harvard Cancer Center, entre outros representantes das principais instituições de cancro mundiais.
A organização do evento esteve a cargo da equipa do Centro de Investigação do IPO-Porto que aceitou o desafio do consórcio europeu @EUCOLOGENE (Cooperation studies on inherited susceptibility to colorectal cancer).
Neste encontro internacional pretende-se discutir as últimas novidades sobre os mecanismos na origem do cancro colorretal (CRC) que possibilitem a prevenção, o diagnóstico precoce e o desenvolvimento de terapias mais eficazes para o doente.
Pode consultar o programa científico aqui:http://www.eucolongene.eu/translatingcrcresearch/.
Manuel Teixeira, Diretor do Centro de Investigação do IPO-Porto, entende que “a investigação translacional, juntamente com o avanço das tecnologias de ponta na investigação do cancro, são a melhor forma de transportar as descobertas de laboratório para o tratamento e bem-estar do doente. O CCR é uma das patologistas mais frequentes no mundo e uma das principais causas de morte nos homens e nas mulheres. Por isso, a investigação tem um papel fundamental na identificação de indivíduos com risco CRC médio-alto para desenvolver medidas preventivas adequadas e para tratarmos melhor aqueles que já desenvolveram a doença”, conclui.