25 Março 2022

IPO do Porto apela à dádiva regular de sangue e plaquetas

A 27 de março, domingo, celebra-se o Dia Nacional do Dador de Sangue. Neste âmbito, o Serviço de Imuno-hemoterapia do IPO do Porto associa-se ao reconhecimento nacional do dador regular e apela às pessoas elegíveis para a dádiva de sangue e plaquetas que, de forma continuada, se dirijam ao Serviço de Imuno-hemoterapia para efetuar a sua dádiva.

“A terapêutica transfusional é uma terapêutica de suporte indispensável no tratamento do doente oncológico – quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e cirurgia – e tem na sua essência o altruísmo dos dadores benévolos”, explica Luísa Lopes dos Santos, médica e diretora do Serviço.

Em 2021, o IPO do Porto registou 9953 dádivas (mais 1,5% do que em ano transato), das quais 1560 foram de componentes plaquetários por aférese. De referir 1669 novos dadores no IPOP e ainda a realização de 11194 consultas a dadores.

O IPO do Porto, consciente da sua missão primordial de assegurar que os doentes são tratados segundo padrões éticos e científicos elevados, tem obrigação de disponibilizar componentes sanguíneos seguros e eficazes, em quantidade suficiente para responder às necessidades transfusionais dos mais de 2000 doentes que anualmente necessitam de transfusões de componentes sanguíneos.

Luísa Lopes dos Santos reforça que “aproveitamos datas especiais numa tentativa de, junto da população, particularmente da mais jovem, lembrar que o tratamento dos doentes não seria possível sem a generosidade dos dadores e que dar sangue e plaquetas é um dever de cidadania que é realizado de forma simples e solidária”.

No dia 28 de março, segunda-feira, os dadores que vierem ao Serviço de Imuno-hemoterapia do IPO do Porto vão ser brindados com um momento musical e uma pequena oferta simbólica.

No IPO do Porto, a recolha decorre de segunda a sexta-feira, entre as 08h30 e as 19h00, e ao sábado, das 08h30 às 12h30.