IPO Porto realiza cirurgia VATS número 500
O IPO do Porto introduziu a técnica em 2019, mas foi durante o ano de 2020 que o serviço de Cirurgia Torácica consolidou o programa de VATS. Num total de 262 cirurgias realizadas nesse ano, 73.3% dos doentes teve acesso a este tipo de abordagem. Este ano já foram realizadas mais de 200 cirurgias VATS. O IPO do Porto, em conjunto com o Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), oferece também este tipo de abordagem em doentes em idade pediátrica.
“Esta é uma opção estratégica muito mais benéfica para o doente no tratamento das patologias do foro de cirurgias torácica, em particular, no tratamento do cancro do pulmão em estadios cirúrgicos precoces”, explica Gonçalo Paupério, diretor do serviço.
Os benefícios da VATS para o doente passam por um processo com menor dor no pós-operatório, internamento mais curto, regresso à atividade diária normal mais rápido, melhor resultado estético e funcional, menor uso de analgésicos e de ocorrência de dor crónica e melhor da qualidade de vida.
A cirurgia torácica é a especialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento, em pediatria e no adulto, de doenças do pulmão, mediastino, parede torácica e pericárdio.
“Pretendemos tornar o serviço de Cirurgia Torácica, que está integrado na equipa multidisciplinar da Clínica do Pulmão, num centro de referência e confiança para os doentes e uma escola de cirurgia torácica para as próximas gerações de cirurgiões”, conclui Gonçalo Paupério.