20 Junho 2024

Presidente do IPO Porto eleito para a nova direção da OECI

Júlio Oliveira, presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto), foi eleito para a nova direção da Organisation of European Cancer Institutes (OECI) e assumirá funções de Secretário Executivo para o mandato 2024-2027. A nomeação ocorreu na Assembleia Geral da OECI, na qual o IPO do Porto participou no âmbito da 46ª Edição do Oncology Days 2024, que decorreu a semana passada em Helsínquia.

É essencial colocar em prática uma visão de excelência em Oncologia, assente em processos de certificação e melhoria da qualidade, adaptada à realidade concreta dos serviços de saúde e ecossistema de investigação de cada país”, explica Júlio Oliveira, sublinhando que “O modelo de Comprehensive Cancer Center tem sido aprimorado durante décadas e baseia-se nos cuidados centrados no doente, na multidisciplinariedade, investigação, educação e desenvolvimento de instrumentos de gestão que permitam a melhoria contínua do serviço prestado pelos centros oncológicos. Dada a crescente complexidade do tratamento do cancro, os desafios da sustentabilidade financeira para os sistemas de saúde, a necessidade de combater as assimetrias de acesso existentes entre países europeus (e dentro dos próprios países), importa trabalhar, cada vez mais, em políticas a uma escala europeia que se traduzam em soluções concretas para os cidadãos, na melhoria da qualidade de vida e na equidade de acesso à inovação terapêutica. Esta nomeação surge como reconhecimento, por parte dos líderes das instituições parceiras, do trabalho desenvolvido pelo IPO Porto”, reforça o presidente do IPO do Porto.

Recorde-se que o Instituto foi reconhecido pela Organization Of European Cancer Institutes (OECI), pela primeira vez, em 2011, no âmbito das melhores práticas de organização dos cuidados oncológicos. Renovada a distinção em 2017 e 2023 e continua a ser o único hospital português com este título de atribuição internacional.

A missão da OECI é reunir as instituições de investigação, diagnóstico e tratamento do cancro na Europa, a fim de criar uma massa crítica de conhecimentos e competências com vista a construir e manter um consenso sobre os melhores modelos e soluções em oncologia para melhorar a qualidade de vida dos pacientes na UE.