1 Julho 2024

Serviço de Medicina Nuclear certificado internacionalmente

O Serviço de Medicina Nuclear do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) obteve a acreditação do seu equipamento de tomografia por emissão de positrões (PET - Positron Emission Tomography). Este reconhecimento da European Association of Nuclear Medicine (EANM) confirma o cumprimento dos rigorosos requisitos estabelecidos para a obtenção de imagens moleculares de alta qualidade em equipamentos híbridos PET/CT (Positron Emission Tomography/Computed Tomography).

A obtenção desta acreditação para a PET/CT com o radiofármaco 18F-FDG (Fluorodeoxyglucose) e o radionuclídeo 68Ga (Gálio-68) é o resultado do trabalho conjunto desenvolvido pelas equipas dos Serviços de Medicina Nuclear e de Física Médica do IPO Porto, assegurando o cumprimento dos requisitos de imagem da EANM. Este reconhecimento traz credibilidade e confirma que o Serviço de Medicina Nuclear cumpre com as melhores práticas internacionais, assegurando um elevado padrão de qualidade na realização de exames PET/CT e proporcionando maior segurança para os doentes.

Esta acreditação foi atribuída após uma avaliação criteriosa efetuada pela EANM, concluindo que o IPO Porto cumpre todos os requisitos funcionais e parâmetros de qualidade exigidos no diagnóstico PET/CT, sendo assim considerado um centro europeu de excelência nesta área. Esta acreditação permite, entre outras vantagens, comparar qualitativa e quantitativamente imagens moleculares entre centros acreditados para avaliar resultados diagnósticos, prognósticos e terapêuticos. Os resultados do IPO Porto nesta área poderão, assim, ser utilizados em bases de dados de investigação clínica e comparados com os de outros centros acreditados pela EANM, permitindo a participação em estudos multicêntricos, com garantia de procedimentos e resultados consistentes.

Este reconhecimento reforça o compromisso do IPO Porto, como Comprehensive Cancer Center (CCC), com a excelência na prestação de cuidados de saúde, colocando o bem-estar do doente oncológico no centro.