IPO do Porto firma protocolo com Fundação “La Caixa”
O início da parceria Fundação “La Caixa” e IPO do Porto remonta a julho de 2021, quando o protocolo foi assinado, com vista ao reforço de cuidados psicossociais dirigido a doentes em fim de vida. O IPO do Porto já integrou, em outubro de 2021, dois profissionais – uma psicóloga e uma assistente social – com a formação e a experiência necessárias e está aguardar a integração de um terceiro elemento (psicóloga) para muito breve.
“Estes profissionais estão a apoiar os doentes dos serviços do departamento de Oncologia Médica (que inclui STMO e Serviço de Cuidados Paliativos), permitindo-lhes beneficiar de mais qualidade no atendimento, nomeadamente, na área do apoio emocional, apoio social, espiritual e luto”, explica Eunice Silva, coordenadora do Programa e do Serviço de Psicologia no IPO do Porto. “De forma indirecta, todos os outros serviços também estão a beneficiar porque foram libertados recursos, o que nos permite aumentar a acessibilidade aos cuidados psicossociais aos doentes de toda a Instituição”, explica.
A Fundação “la Caixa” tem vindo a desenvolver em Portugal o Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas no âmbito do Programa Humaniza que visa reforçar o apoio psicossocial e espiritual a pessoas com doenças avançadas e seus familiares.
Psicóloga e Assistente Social contratadas ao abrigo do Programa Humaniza, com a Dra. Eunice Silva, coordenadora da Equipa de Apoio Psicossocial do IPO do Porto.