Orquestra Sem Fronteiras atua no Espaço Fundación ”la Caixa”
A Orquestra Sem Fronteiras (OSF) criou um programa específico para estas atuações que se chama “Música no Lugar Certo”. O objetivo é promover o bem-estar físico e emocional dos doentes, seus familiares e cuidadores, bem como profissionais de saúde, através da música, estendendo, assim, o acesso à fruição cultural ao ambiente clínico. Serão concertos de música de câmara mensais que convidam o público a ouvir o repertório, conviver e conversar.
A primeira atuação foi realizada pelo Quarteto Transversal composto por Gabriela Martins (flauta), Rodrigo Teófilo (violino), Rafaela Riscado (viola d’arco) e Matheus Borges (violoncelo). Os jovens músicos são naturais do interior de Portugal, a zona de atuação da OSF.
O Espaço Fundação “la Caixa” é um recurso de apoio, pioneiro e único no país, localizado no segundo piso do Serviço de Cuidados Paliativos do IPO do Porto e concebido como um ambiente de humanização da saúde. Neste espaço, a Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) gerida por profissionais do IPO do Porto proporciona apoio integral às pessoas que sofrem de doenças crónicas avançadas. O espaço foi inaugurado em fevereiro de 2024 pelo Presidente da República. Desde então, estão a ser realizadas atividades como sessões de relaxamento e gestão do stress, terapia assistida por animais, sessões de Reiki e sessões de autocuidado.