Centro de Investigação

O Centro de Investigação do IPO Porto (CI-IPOP) é um departamento do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE (IPO Porto), o maior centro português especializado em cancro (10.000 novos doentes/ano), dedicado à prestação de cuidados assistenciais, formação e investigação em Oncologia.
Número de publicações
Soma fatores de impacto
Número de citações
Número de projetos
*Dados relativos ao ano de 2021

O IPO Porto é membro da Organização dos Institutos Europeus de Cancro (OECI) e está acreditado pela OECI como Centro Compreensivo de Cancro (Porto Comprehensive Cancer Center; Porto.CCC) através de consórcio estabelecido com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S).

O CI-IPOP tem como missão coordenar e implementar a atividade de investigação do IPO Porto. É membro fundador do Laboratório Associado Rede de Investigação em Saúde (RISE) onde coordena a linha temática 2 (TL2) – “INVESTIGAÇÃO CLÍNICA E TRANSLACIONAL EM ONCOLOGIA”

O CI-IPOP é uma unidade de I&D da FCT desde 2004, classificada como EXCELENTE na última avaliação internacional (2019).

CI-IPOP inclui cinco grupos de investigação translacional (Epigenética e Biologia do Cancro; Física Médica, Radiobiologia & Proteção Radiológica; Oncogenética; Patologia &Terapia Experimental; e Oncologia Molecular & Patologia Viral), dois grupos de investigação clínica (Abordagem de Lesões Pré-cancerosas & Cancro Precoce e Oncologia Clínica) e dois grupos dedicados a responde às crescentes necessidades em epidemiologia do cancro, resultados e qualidade de vida em Oncologia, assim como sustentabilidade dos sistemas de saúde e cuidados de saúde baseados em valor (Epidemiologia do Cancro e Gestão, Resultados & Economia em Cuidados de Saúde). O CI-IPOP integra, ainda, a Unidade de Investigação Clínica (com 145 ensaios clínicos ativos), que inclui uma Unidade de Ensaios Clínicos de fase precoce, dedicada a ensaios por iniciativa do investigador, e a recém-criada Unidade de Investigação em Enfermagem Oncológica. A atividade do CI-IPOP é apoiada pelo Biobanco do IPO Porto.

OBJETIVO

O objetivo de longo prazo do CI-IPOP é compreender os mecanismos patobiológicos da tumorigénese e implementar a Oncologia de Precisão, através de investigação clínica e translacional centrada no doente, nomeadamente:

• Desenvolvimento de novos biomarcadores de diagnóstico, prognóstico e monitorização usando biópsias líquidas;
  • Identificação de novos alvos terapêuticos a testar em ensaios clínicos de fase precoce;
  • Aperfeiçoamento das ferramentas de bioimagem, bioinformática e avaliação de resultados;
  • Apoio ao Programa de Oncologia de Precisão do IPO Porto (POP-IPOP).
EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

O CI-IPOP inclui mais de 200 membros, dos quais 70 são doutorados e 103 mestres. Para além do pessoal do IPO Porto, que inclui 73 médicos, 39 técnicos de saúde, 33 investigadores e 17 doutorandos; 35 membros são financiados por bolsas (28 estudantes de doutoramento e 7 assistentes de investigação) e 21 são estudantes de mestrado.

DIRETORA: Profª. Doutora Carmen Jerónimo

VICE-DIRETORES: Prof. Doutor Mário Dinis Ribeiro e Prof. Doutor Rui Medeiros

INSTALAÇÕES

O Centro de Investigação está distribuído por oito diferentes áreas do IPO-Porto. Inclui três laboratórios de investigação translacional (1, 2 e 3) e cinco laboratórios de investigação não translacional (4, 5, 6 7 e 8).

PUBLICAÇÕES

Em 2021, o CI-IPOP contabilizou um total de 280 artigos científicos revistos por pares, sendo que 232 deles foram publicados em periódicos com fator de impacto. De todas as publicações, 169 tinham pelo menos uma categoria no Q1 da classificação Scimago. Destes, 51 estão na categoria “Oncologia”, 37 na de “medicina” e 17 na categoria “investigação em cancro”. A média do fator de impacto (FI) foi de 6,4 e a soma de fatores de impacto foi de 1467,157. Adicionalmente, 82 artigos foram publicados em periódicos com FI entre 5 e 10, registando-se 31 publicações com FI acima de 10.

RELATÓRIOS

AVALIAÇÃO INTERNACIONAL PELA FCT (2019)

O CI-IPOP obteve a classificação de EXCELENTE para o período 2013-2017 e o plano de atividades para 2020-2023, após avaliação internacional pelo painel CIÊNCIAS DA SAÚDE – Investigação Clínica e Translacional organizado pela FCT. O financiamento básico e estratégico resultante da FCT (UIDB-00776-2020 e UIDP-00776-2020) ascende a um total de 1.242.000€ para o período de 2020-2023, o que inclui novos contratos de investigadores doutorados. Adicionalmente, a avaliação internacional concedeu ao CI-IPOP oito bolsas de doutoramento financiadas diretamente pela FCT durante o mesmo período.

contactos

225084000 (Ext: 3241)
localização
Edifício A, 2º Piso, junto “CI-LAB 5” (Secretariado da Direção do Centro de Investigação)