Centro de Investigação

O Centro de Investigação do IPO Porto (CI-IPOP) é um departamento do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE (IPO Porto), o maior centro português especializado em cancro (10.000 novos doentes/ano), dedicado à prestação de cuidados assistenciais, formação e investigação em Oncologia.
Número de publicações
Número de projetos
Número de citações
Ensaios Clínicos Ativos
*Dados relativos ao ano de 2022

O IPO Porto é membro da Organização dos Institutos Europeus de Cancro (OECI) e está acreditado pela OECI como Centro Compreensivo de Cancro do Porto Raquel Seruca (Porto Comprehensive Cancer Center Raquel Seruca; Porto.CCC) através de consórcio estabelecido com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S).

O CI-IPOP tem como missão coordenar e implementar a atividade de investigação do IPO Porto. É membro fundador do Laboratório Associado Rede de Investigação em Saúde (RISE) onde coordena a linha temática 2 (TL2) – “INVESTIGAÇÃO CLÍNICA E TRANSLACIONAL EM ONCOLOGIA”

O CI-IPOP é uma unidade de I&D da FCT desde 2004, classificada como EXCELENTE na última avaliação internacional (2019).

CI-IPOP inclui cinco grupos de investigação translacional (Epigenética e Biologia do Cancro; Física Médica, Radiobiologia & Proteção Radiológica; Oncogenética; Patologia &Terapia Experimental; e Oncologia Molecular & Patologia Viral), dois grupos de investigação clínica (Abordagem de Lesões Pré-cancerosas & Cancro Precoce e Oncologia Clínica) e um grupo dedicado a responder às crescentes necessidades em epidemiologia do cancro, resultados e qualidade de vida em Oncologia, assim como sustentabilidade dos sistemas de saúde e cuidados de saúde baseados em valor (Epidemiologia, Resultados, Economia e Gestão em Oncologia). O CI-IPOP integra, ainda, a Unidade de Investigação Clínica, que compreende uma Unidade de Ensaios Clínicos de fase precoce, dedicada a ensaios por iniciativa do investigador, e a recém-criada Unidade de Investigação em Enfermagem Oncológica. Adicionalmente, a atividade do CI-IPOP é apoiada pelo Biobanco do IPO Porto que está integrado no Consórcio Biobank.PT através da Rede Nacional de Bancos de Tumores. Em 2021 o CI-IPOP integrou o Consórcio GenomePT.

OBJETIVO

O objetivo de longo prazo do CI-IPOP é compreender os mecanismos patobiológicos da tumorigénese e implementar a Oncologia de Precisão, através de investigação clínica e translacional centrada no doente, nomeadamente:

• Desenvolvimento de novos biomarcadores de diagnóstico, prognóstico e monitorização usando biópsias líquidas;
  • Identificação de novos alvos terapêuticos a testar em ensaios clínicos de fase precoce;
  • Aperfeiçoamento das ferramentas de bioimagem, bioinformática e avaliação de resultados;
  • Apoio ao Programa de Oncologia de Precisão do IPO Porto (POP-IPOP).
EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

O CI-IPOP inclui mais de 300 membros, dos quais 75 são doutorados e 103 mestres. Para além do pessoal do IPO Porto, que compreende 78 médicos, 49 técnicos de saúde, 21 investigadores e 14 doutorandos, 46 membros são financiados por bolsas (1 pós-doutorado, 37 doutorandos e 8 assistentes de investigação) e 29 são estudantes de mestrado.

DIRETORA: Profª. Doutora Carmen Jerónimo

VICE-DIRETORES: Prof. Doutor Mário Dinis Ribeiro e Prof. Doutor Rui Medeiros

INSTALAÇÕES

O Centro de Investigação está distribuído por oito diferentes áreas do IPO-Porto. Inclui três laboratórios de investigação translacional (1, 2 e 3), um laboratório de investigação não-translacional (4), dois laboratórios clínicos (5, 6) e duas Unidades de Investigação do CI-IPOP.

PUBLICAÇÕES

Em 2022, o CI-IPOP contabilizou um total de 256 artigos científicos revistos por pares, sendo que 202 deles foram publicados em periódicos com fator de impacto. De todas as publicações, 139 tinham pelo menos uma categoria no Q1 da classificação Scimago. Destes, 26 estão na categoria “Oncologia”, 12 na de “medicina” e 7 na categoria “investigação em cancro”. A média do fator de impacto (FI) foi de 7,2 e a soma de fatores de impacto foi de 1464,3. Adicionalmente, 78 artigos foram publicados em periódicos com FI entre 5 e 10, registando-se 31 publicações com FI acima de 10.

RELATÓRIOS

AVALIAÇÃO INTERNACIONAL PELA FCT (2019)

O CI-IPOP obteve a classificação de EXCELENTE para o período 2013-2017 e o plano de atividades para 2020-2023, após avaliação internacional pelo painel CIÊNCIAS DA SAÚDE – Investigação Clínica e Translacional organizado pela FCT. O financiamento básico e estratégico resultante da FCT (UIDB-00776-2020 e UIDP-00776-2020) ascende a um total de 1.242.000€ para o período de 2020-2023, o que inclui novos contratos de investigadores doutorados. Adicionalmente, a avaliação internacional concedeu ao CI-IPOP oito bolsas de doutoramento financiadas diretamente pela FCT durante o mesmo período.

ATIVIDADES

Calendário de Reuniões Científicas 2023