CI-IPOP garante financiamento para cinco investigadores através do FCT-Tenure
Das seis candidaturas submetidas pelo CI-IPOP, cinco foram aprovadas para financiamento, abrangendo investigação translacional em epigenética, genética, terapêutica experimental e investigação clínica, incluindo ensaios clínicos académicos de fase precoce.
“Este financiamento representa uma oportunidade crucial para a retenção de jovens talentos e para o fortalecimento da atividade de investigação, potenciando a produção de conhecimento científico inovador em prol da melhoria dos cuidados oncológicos”, explica Carmen Jerónimo, diretora do CI-IPOP.
Alinhado com o Plano Europeu de Luta contra o Cancro, o CI-IPOP visa oferecer Oncologia de Precisão a nível regional e nacional, melhorando a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e os cuidados aos doentes oncológicos, aumentando a qualidade de vida e a taxa de cura através da descoberta científica e da transferência de conhecimento.
“Em colaboração com unidades e estruturas de saúde regionais, o CI-IPOP tem participado ativamente na implementação dos programas de rastreio, explorando formas inovadoras e menos invasivas para detetar os cancros mais comuns em Portugal, como os da mama, colorretal e do colo do útero”, reforça a investigadora e coordenadora da Unidade de I&D do IPO Porto.
Com uma equipa de mais de 300 profissionais especializados em oncologia, incluindo investigadores, médicos e enfermeiros doutorados, no CI-IPOP a proximidade entre investigação e prática clínica tem gerado soluções que melhoram os cuidados aos doentes e promovem o desenvolvimento profissional dos investigadores e profissionais de saúde. O CI-IPOP é um centro vital que conecta saúde, investigação e academia no Norte de Portugal, com um impacto significativo na sociedade através de parceria com associações de doentes e colaboração científica internacional.
O FCT-Tenure representa um marco no financiamento do emprego científico pela FCT, promovendo a estabilidade de carreira para investigadores e alinhando-se com o novo Estatuto da Carreira de Investigação Científica (ECIC), atualmente em discussão pública. Os resultados provisórios do FCT-Tenure foram anunciados a 14 de agosto, estando o período de audiência prévia em curso até 12 de setembro.