POCI-02-0550-FEDER-035442 – TMN: Text Mining, infrastructure and Network

A operação concorre para a prossecução do seguinte objetivo geral: reduzir os custos de contexto através do reforço da disponibilidade e fomento da utilização de serviços em rede da Administração Pública e melhorar a sua eficiência.

Ficha Técnica do Projeto

 

POCI-02-0550-FEDER-007789 – IPOP Seguro: Projeto de Segurança da informação no IPO Porto

A operação concorre para a prossecução do seguinte objetivo geral: sendo a segurança um dos principais valores do nosso hospital, juntamente com a centralidade do doente, a eficiência, a efetividade, o tempo útil, a equidade e a transparência, pretendemos com este projeto melhorar a componente de segurança dos sistemas de informação.

Ficha Técnica do Projeto

 POCI-02-0550-FEDER-043955 – ONCOLOG(IA) – Inteligência Artificial na Radiologia e Dermatologia do IPO Porto

No prosseguimento da sua estratégia de modernização administrativa e transformação digital, afigura-se indispensável para o IPOPFG, E.P.E. a existência de sistemas de informação que garantam o registo sistemático da informação, a acessibilidade à mesma, a sua monitorização e obtenção de relatórios e de indicadores de forma rápida, intuitiva e facilitadora, a eficiente prestação de serviços, potenciando a transparência na partilha de informação.

Ficha Técnica do Projeto

 

POCI-02-0550-FEDER-040598 – METIS: MEdical to Text, Infrastructure and Security

O projeto tem como principais objetivos promover lógicas de integração e/ou disseminação de boas práticas, preferencialmente através de serviços centrais, visando promover abrangência e harmonização, garantindo a prestação do serviço público de forma universal.

Ficha Técnica do Projeto

 

PROJETO: IPO SEUR – Eficiência Energética e Energias Renováveis no Instituto Português de Oncologia do Porto

O projeto visa, através da implementação de um conjunto de medidas em sete áreas chave de consumo energético e conforto térmico do IPO Porto, promover o aumento da eficiência energética, a gestão inteligente de energia e a utilização das energias renováveis, de forma a alcançar desempenho energético A, apoiando, indubitavelmente, a transição para uma economia de baixo carbono no setor público do Estado.

Ficha Técnica do Projeto

 

PROJETO: IPO SEUR II – Eficiência Energética e Energias Renováveis no Instituto Português de Oncologia do Porto

O projeto apresenta como principais intentos a promoção do aumento da eficiência energética, a implementação de uma gestão inteligente da energia e, bem assim, a utilização das energias renováveis por parte do IPO Porto no contexto do Edifício E, ao qual está associado o objetivo específico de alcançar uma redução de cerca de 54% dos respetivos consumos energéticos, suportando, inequivocamente, a transição do Promotor para uma economia de baixo teor de carbono no setor público, e, em concreto, no setor da Saúde.

Ficha  Técnica  d0  Projeto

 

Projeto: PRO-DOSE

O projeto visa o desenvolvimento de uma solução inovadora para colmatar a falta de equipamentos para controlo dosimétrico de tratamentos de radioterapia. A tecnologia PRO-DOSE permite um controlo in-vivo e em tempo real da dose de radiação entregue ao paciente durante os tratamentos de braquiterapia de mama e próstata, garantindo assim a máxima qualidade e eficácia dos mesmos. 

Ficha Técnica do Projeto 

Projeto: TeamUp4Cancer  

O consórcio Porto Comprehensive Cancer Centre (P.CCC), que integra o IPO do Porto e os Institutos IBMC, INEB, IPATIMUP e o i3S – Instituto e Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, vai implementar o projeto “TeamUp4Cancer” na região Norte aprovado pelo NORTE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT).

Este projeto de investigação pretende encurtar o ciclo de descoberta científica em cancro, aproximando a investigação básica e a prática clínica, através da aplicação de tecnologia de ponta e exploração de ensaios clínicos de fase precoce, procurando benefícios concretos para o doente oncológico e o desenvolvimento mais célere de novas armas terapêuticas contra o cancro.

Os parceiros visam desenvolver modelos experimentais in vitro para auxiliar no tratamento do doente, validar e explorar novos biomarcadores em tecidos tumorais, sangue e outras amostras de tecidos e acelerar estudos pré-clínicos, facilitando a transição para os estudos clínicos de fase inicial.

Ficha Técnica do Projeto  

Projeto: NOVEL siRNA Therapies Against Metastatic Coloretal Cancer (SIRNAC)

O projetoNOVEL siRNA Therapies Against Metastatic Coloretal Cancer” (NORTE-01-0247-FEDER-033399) aprovado no Programa Operacional Regional do Norte no âmbito da Prioridade de Investimento “Promover o investimento das empresas em I&I” centra-se numa nova terapia para o cancro colorretal etastático no fígado, que visa reduzir de modo significativo os impactos de uma doença com um custo humano e económico extremamente pesados.

Este projeto cobre a fase de desenvolvimento do novo medicamento, no seguimento de uma fase de descoberta concluída com sucesso pelo líder do consórcio, em que foi feita a prova de eficácia in vitro e in vivo das moléculas eleitas. Engloba nomeadamente o desenvolvimento das moléculas eleitas, o desenvolvimento do sistema de entrega e a validação da relevância clínica e terapêutica, isolado ou em conjunto, dos dois novos alvos. O projeto vai permitir terminar a fase de desenvolvimento e licenciar o programa para dar início aos ensaios regulamentares com vista à aprovação da nova terapia.

Ficha Técnica do Projeto