Comitiva Brasileira visita IPO do Porto como centro de referência CAR-T
A finalidade principal foi a partilha de boas práticas e competência técnica do IPO do Porto na área das CAR-T cells, bem como as linhas estratégicas e a cultura organizacional da instituição, que foram absolutamente fundamentais para se qualificar, em 2019, como o primeiro hospital em Portugal a administrar o tratamento oncológico com células geneticamente modificadas a doentes com tumores líquidos (leucemias e linfomas).
“A qualificação do IPO Porto para utilização da terapêutica com CAR-T cells foi um momento de grande significado institucional, só possível pelo trabalho de equipa de vários serviços e profissionais, e que nos permitiu disponibilizar esta estratégia terapêutica a um conjunto de doentes para os quais é a última esperança. Poder partilhar a nossa experiência com os nossos colegas e amigos do AC Camargo Cancer Centre, uma instituição de referência, constitui uma nova oportunidade de esta tecnologia inovadora chegar a mais doentes que dela necessitam”, refere Rui Henrique, Presidente do IPO do Porto.
A comitiva do A.C. Camargo Cancer Center, composta por Wilson Pedreira, diretor executivo, Jayr Schmidt, hematologista, e Marta Lemos, médica do serviço de Hemoterapia e Terapia Celular do A.C. Camargo, foi recebida pelo Presidente do IPO do Porto, Rui Henrique, e acompanhada por José Mário Mariz, Diretor do Serviço de Onco-Hematologia, e Susana Roncon, Diretora do Serviço de Terapia Celular, numa visita às instalações do IPO do Porto e respetivos serviços.
“Esta visita é muito importante para o A.C. Camargo Cancer Center. O IPO do Porto tem uma experiência que será essencial para acelerar a qualidade da utilização do CAR-T no Brasil e tem sido muito generoso em dividir esse conhecimento”, declara Wilson Pedreira, diretor executivo.
Inaugurado em 1953, o A.C. Camargo Cancer Center tem um percurso de grande relevo no combate ao cancro. Líder no conhecimento científico em Oncologia no Brasil, é um centro de referência internacional no ensino, investigação e tratamento multidisciplinar nesta área.
Esta reunião foi promovida pela Kite, uma empresa Gilead, que entende que “o prestígio internacional que o IPO Porto tem granjeado na área das CAR-T cells e os excelentes resultados obtidos posicionam a instituição como uma referência e um centro de excelência”.