5 Setembro 2022

Exposição “Cancro Pediátrico: um retrato” no metro da Trindade

A estação de metro da Trindade foi o palco escolhido para receber, de 4 a 30 de setembro, a exposição “Cancro Pediátrico: um retrato”, numa organização conjunta dos serviços de Pediatria do Centro de Referência de Oncologia Pediátrica do Norte, que resulta da cooperação interinstitucional entre o Instituto Português de Oncologia do Porto e o Centro Hospitalar Universitário São João.

O trabalho fotográfico da autoria de João Pena Rebelo pretende aliar a imagem às palavras e retratar as vivências das famílias ao longo da jornada de uma doença com cerca de 400 novos casos por ano e uma taxa de cura que ronda os 80%.

Com esta mostra, pretende-se também expor temas como o impacto do diagnóstico, as relações familiares, o apoio social/escolar e psicológico, o impacto económico, as relações laborais e o luto.

A exposição faz parte de um conjunto de iniciativas previstas para comemorar o “Setembro Dourado”, mês internacional dedicado à sensibilização para o cancro pediátrico. O mote deste ano é “O meu cancro não é só meu. Também é da minha família”.