Healthscape’25: maratona intensiva das Faculdades de Ciências e Arquitetura no IPOP
O desafio é repensar os espaços exteriores da instituição e imaginar espaços mais humanos, funcionais e acolhedores, através do desenho de um novo jardim terapêutico com o objetivo de promover a qualidade ambiental e a experiência sensorial dos utentes. Foi também proposto aos participantes a criação de ideias para um espaço de brincar para as crianças do IPO.
E neste âmbito, no dia 8 de abril, a organização, em parceria com a empresa Diaplant, montou um jardim terapêutico indoor para as crianças e jovens da Pediatria. Uma experiência integrativa que permitiu aos mais novos brincar, desenhar e explorar as tecnologias de realidade virtual, num cenário ladeado por plantas de várias dimensões e cores.
O objetivo da organização foi ouvir e integrar a experiência das crianças e jovens em relação aos espaços interiores e exteriores do #ipoporto nos projetos.
O Healthscape 25 é a terceira edição de uma iniciativa académica liderada pela FCUP: uma maratona de projeto que visa a requalificação de espaços públicos na cidade do Porto.
No último dia, as propostas serão apresentadas perante um júri composto por representantes das instituições parceiras, que avaliarão os projetos tendo em conta a qualidade das propostas, a inovação, a sensibilidade espacial e a relevância para o contexto real.
Para o IPO Porto esta é uma experiência única de colaboração viva entre a academia e uma instituição de saúde.