19 Julho 2022

Investigação realizada no IPO Porto recebe prémio da FMUP

Tânia Rôlo Dias, Mestre em Medicina e Oncologia Molecular, foi distinguida com o Prémio de melhor Dissertação de Mestrado do ano de 2021 da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). A investigação premiada foi realizada no Centro de Investigação(CI) do IPO do Porto e orientada pelo Professor Doutor Rui Medeiros.

A dissertação intitulada de Identification of dysregulated long noncoding RNAs in HPV-induced carcinogenesis and cancer cachexia” foi realizada no grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do Centro de Investigação(CI) do Instituto Português de Oncologia do Porto.

Este trabalho teve como principal objetivo estudar o papel de RNAs de cadeia longa na carcinogénese induzida pelo vírus do papiloma humano (HPV) e também no desenvolvimento dos mecanismos fisiopatológicos da caquexia associada ao cancro e já resultou em dois artigos científicos publicados nas revistas Anticancer Research (DOI: 10.21873/anticanres.15723) e Crit Rev Oncol Hematol (DOI: 10.1016/j.critrevonc.2021.103310).

A Mestre Tânia Dias é atualmente bolseira da Liga Portuguesa Contra o Cancro e aluna de Doutoramento no Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do CI do IPO do Porto.

O prémio foi entregue na cerimónia do Dia da Graduação da FMUP, no passado dia 15 de julho.