Investigadora do IPO Porto distinguida com bolsa da Carnegie Mellon University
Este projeto tem como objetivo criar um modelo de Machine Learning para avaliar a ansiedade e a depressão em sobreviventes de cancro da mama, detetar alterações na sua severidade e prever a sua evolução. Paralelamente, colaborará também em outros projetos em curso na CMU.
A estadia, que começou no passado dia 3 de novembro, terá a orientação do Professor Mayank Goel, Associate Professor no Software and Societal Systems Department (S3D) e no Human-Computer Interaction Institute (HCII) da CMU, onde lidera o SMASH Lab (Smart Sensing for Humans).
Para além de potenciar novas colaborações científicas, esta oportunidade irá também contribuir para o desenvolvimento do seu projeto de doutoramento, sob a supervisão da doutora Cristina Santos e do Prof. Lúcio Lara Santos. Este projeto tem como objetivo explorar uma abordagem integrativa capaz de combinar biomarcadores moleculares e digitais com métodos de inteligência artificial, permitindo o diagnóstico precoce, a predição e a monitorização de sintomas como ansiedade, depressão, fadiga e insónia em sobreviventes de cancro da mama.
Esta experiência internacional constitui uma oportunidade única de aprendizagem e cooperação científica, trazendo novas perspetivas e sinergias que irão reforçar a investigação clínica e translacional desenvolvida no IPO Porto.