IPO Porto auxilia hospital de Lubango a iniciar tratamentos de quimioterapia
Os profissionais do Instituto ajudaram na organização do registo oncológico de base populacional da província, na formação de uma equipa multidisciplinar e na consequente organização de uma consulta de decisão terapêutica, bem como na criação da farmácia de oncologia.
A 27 de Setembro foram tratados os primeiros doentes oncológicos com quimioterapia. Neste contexto, uma equipa de médicos e de enfermeiros do IPO Porto deslocou-se a Lubango e, em conjunto com os seus congéneres angolanos, criaram as condições clínicas e estruturais necessárias para que a Unidade de Oncologia do HCL tenha, a partir de agora, esta valência terapêutica.
A cooperação entre o IPO do Porto, o IACC, a Clínica Sagrada Esperança, a Gonco, a Maternidade do Lubango e o HCL permitiu que este projeto tenha sido conduzido com eficácia, qualidade e segurança. A iniciativa contou ainda com a colaboração do colégio de oncologia da ORMED.
“Este projeto, que tem um cunho experimental no sentido de que todas os intervenientes locais ganham experiência, segurança e concentração dos recursos necessários, permitirá que dentro em breve a população do Lubango conte com este serviço de forma plena”, explica Lúcio Lara Santos, diretor do Departamento de Oncologia Cirúrgica do IPO Porto.