Lúcio Lara Santos eleito representante de Portugal na IARC/OMS
A cerimónia formal de adesão de Portugal à IARC, incluindo o hastear da bandeira nacional, ocorreu a 7 de maio de 2025, na sede da agência em Lyon, França. A integração de Portugal na IARC, e a nomeação do Lúcio Lara Santos, representam um reforço da posição do país no contexto internacional na investigação e luta contra o cancro. Esta dupla conquista permite ao país integrar redes de investigação científica de excelência, aceder prioritariamente a ensaios clínicos internacionais e beneficiar de apoio técnico e científico especializado da principal agência mundial de investigação oncológica.
Lúcio Lara Santos é uma figura proeminente na oncologia nacional. É diretor do Departamento de Cirurgia do IPO Porto, Coordenador da Unidade de Cuidados Intermédios de Cirurgia e coordenador do Grupo de Patologia e Terapêutica Experimental do Centro de Investigação do IPO Porto. É doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e professor de Oncologia Cirúrgica na Universidade Fernando Pessoa e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
A sua investigação foca-se na compreensão dos mecanismos do cancro e na identificação de biomarcadores para oncologia de precisão. Integra a direção da Secção de Oncologia Cirúrgica da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) e de outros grupos de investigação como o Grupo Português de Investigação do Cancro Digestivo (GICD) e o Grupo de Oncologistas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, bem como a African Organisation for Research and Training in Cancer (AORTIC), salientando-se o seu papel na colaboração internacional em oncologia nomeadamente com os PALOP.
A nomeação é vista pelo IPO Porto como um motivo de grande orgulho e um reconhecimento internacional do estatuto da instituição como centro de referência no tratamento e investigação oncológica. Reforça a distinção do IPO do Porto, reflete a competência técnica da sua equipa e o uso de tecnologia de ponta, servindo como um forte incentivo ao trabalho de investigação desenvolvido.
Sobre a Agência Internacional para a Investigação do Cancro: Fundada em 1965, a IARC é a agência intergovernamental da OMS dedicada à promoção da colaboração internacional na investigação das causas do cancro. É mundialmente reconhecida pelo seu programa de estudos, que avalia e classifica cientificamente os agentes (químicos, físicos, biológicos, comportamentais) quanto ao seu potencial cancerígeno para humanos.