Medicina de Precisão distinguida pelos Prémios AICIB 2021
Em Portugal estão a ser dados os primeiros passos na área da integração genómica no circuito de tratamento e orientação dos doentes oncológicos. O IPO do Porto desenvolveu a sua própria estratégia de Medicina de Precisão, que decorre há mais de dois anos e é liderada por uma equipa de especialistas diferenciadas que analisa e debate cada caso num “Molecular Tumor Board”. Até hoje, o IPO do Porto já integrou cerca de 330 doentes neste programa inovador, que também acolhe doentes de outras instituições de saúde, bem como da área de oncologia pediátrica.
O primeiro passo foi a criação de uma Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce (Fase I e II) em 2019. Integrada na Unidade de Investigação Clínica, esta unidade de intervenção garante aos doentes o acesso a medicamentos e tratamentos inovadores, mais eficazes e seguros, numa fase precoce do seu desenvolvimento. O objetivo do IPO do Porto com este programa é acelerar e potenciar a atração de mais ensaios clínicos para Portugal e possibilitar o acesso a terapias inovadoras a cada vez mais doentes.
A AICIB analisou 22 candidaturas, de que resultaram 14 prémios e três menções honrosas, que foram entregues numa cerimónia que decorreu no passado dia 9 de novembro, na sede do Infarmed. Estes prémios visam apoiar projetos de capacitação apresentados e desenvolvidos pelos centros de investigação clínica das unidades de saúde hospitalares do sistema de saúde.