NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ENTRA EM FUNÇÕES
O novo CA do IPO do Porto assume como prioridades estratégicas a promoção da humanização dos cuidados centrados no doente, o desenvolvimento da investigação e inovação em oncologia, a afirmação do papel do Instituto no contexto regional, nacional e internacional – através da consolidação do Porto Comprehensive Cancer Centre (P.CCC, consórcio estabelecido com o I3S) -, bem como o incentivo da valorização e motivação dos profissionais, essencial para o fortalecimento do espírito de equipa e sentido de missão do IPO do Porto.
A nova equipa diretiva reconhece e agradece a extrema dedicação e desempenho da anterior Administração, presidida pelo Prof. Rui Henrique e constituída por Marta Soares (diretora clínica), Fernanda Soares (enfermeira diretora), Inês Souto e Castro (vogal executiva) e Emanuel de Barros (vogal executivo).
Ao centrar a sua ação nos cuidados dos doentes oncológicos, suportado no conhecimento, humanismo e experiência dos seus profissionais – o bem mais valioso do IPO Porto – o CA que agora assume funções acredita, convictamente, na construção de um futuro próspero para a Instituição e para os seus doentes.
Despacho n.º 11921/2022, de 11 de outubro
Mais informações
Júlio Oliveira, médico oncologista há 17 anos no Instituto e especialista em Farmacologia Clínica, estava também responsável pela coordenação da Unidade de Ensaios Precoces do IPO Porto e muito focado na dinamização do programa de Medicina de Precisão em oncologia, desenvolvido de forma pioneira há cerca de dois anos. É investigador principal e coordenador nacional de mais de uma dezena de ensaios clínicos de Fase I-III, com especial destaque nas áreas de cancro da mama, cabeça e pescoço, tumores endócrinos e do pulmão, e em projetos de investigação de translação em imunoterapia e de biomarcadores em cancro. Júlio Oliveira foi também responsável pelo processo de certificação do IPO Porto como “ESMO Designated Centres of Integrated Oncology and Palliative Care”.
Ana Espírito Santo, assistente hospitalar graduado sénior em Hematologia Clínica, vai assumir o cargo de Diretora Clínica. Ana Espírito Santo, paralelamente à sua vasta experiência no contacto com o doente, desenvolveu um percurso como investigadora e detém uma especialização em Políticas, Administração e Avaliação em Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Fernando Monteiro, enfermeiro gestor, vem ocupar o cargo de enfermeiro diretor. Há 39 anos ligado à instituição, exerceu funções nos serviços de Oncologia Cirúrgica, Unidade de Cuidados Intensivos, Serviço de Radioterapia e Cuidados Paliativos, Hospital de Dia de Adultos e outros. Teve um papel preponderante na implementação de projetos de mudança e de sistemas de gestão de qualidade e de sistemas de informação.
Sónia Cruz, licenciada em Contabilidade e Administração e pós-graduada em Auditoria, Risco e Controlo de Sistemas de Informação, desempenhou funções de direção no Serviço de Gestão Financeira do IPO Porto e, mais recentemente, no Serviço de Auditoria Interna (2011 a 2022). Sónia Cruz vem abraçar o papel de vogal executivo do IPO Porto.
O administrador hospitalar Renato Matos, até agora gestor e jurista no Centro Hospitalar Universitário de São João, vem para o IPO Porto com funções de vogal executivo. Com diferenciação na área das Compras e Contratação Pública, Renato Matos é também Professor na Católica Porto Business School.