Presidente da República inaugura Espaço Fundação “la caixa” no IPO Porto
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou dia 8 de abril o primeiro Espaço Fundação ”la Caixa” de Apoio Integral em Portugal juntamente com o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o curador da Fundação ”la Caixa” e presidente honorário do BPI, Artur Santos Silva, o diretor-geral da Fundação ”la Caixa”, Antonio Vila Bertrán, e o presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto, Júlio Oliveira.
Trata-se de um recurso de apoio, pioneiro no país, localizado no segundo piso do Serviço de Cuidados Paliativos do IPO Porto e concebido como um ambiente de humanização da saúde. Neste espaço, a Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS), em colaboração com os profissionais de saúde do referido serviço, proporciona apoio integral às pessoas que sofrem de doenças crónicas avançadas.
“Este projeto, desenvolvido em parceria com a Fundação ”la Caixa”, está alinhado com os valores e objetivos estratégicos da nossa Instituição, dando relevo à dimensão da humanização dos cuidados de saúde e proximidade à comunidade. Neste que é o maior e mais antigo Serviço de Cuidados Paliativos em Portugal, onde se assume como prioridade a dignificação da condição humana e a diminuição do sofrimento, procura-se inovar na organização dos cuidados, na qualificação do espaço e das equipas de forma a atingir esse propósito. Assim, este projeto e o programa Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas – Humaniza da Fundação ”la Caixa” veio reforçar a nossa capacidade e qualidade de resposta no apoio a pessoas com doença oncológica avançada e seus cuidadores”, explica o presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto, Júlio Oliveira.
“Este espaço permite uma pausa, num ambiente sereno, na complexa situação de doença e hospitalização. Este é o primeiro espaço em Portugal e sétimo na Península Ibérica que a Fundação ”la Caixa” disponibiliza”, destacou o curador Artur Santos Silva.
“Trata-se de um novo recurso que pomos à disposição das pessoas no âmbito do nosso Programa para o Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, implementado em Portugal em 2018, cujo objetivo é contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de fim de vida e dos seus familiares proporcionando-lhes apoio emocional, social e espiritual”, salientou o diretor-geral da Fundação ”la Caixa”, Antonio Vila Bertrán.
O Instituto Português de Oncologia do Porto é uma instituição de saúde de referência nacional e internacional no domínio do tratamento, investigação e ensino em Oncologia. Posiciona-se na rede pública de cuidados hospitalares como instituição altamente diferenciada na Região Norte. Acolhe para diagnóstico e tratamento mais de 10 mil novos doentes por ano, sendo o único Centro Compreensivo de Cancro em Portugal reconhecido pela Organization of European Cancer Institutes (OECI).
No âmbito do Programa para o Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas – Humaniza, em 2021 o IPO Porto celebrou um convénio com a Fundação ”la Caixa” que levou à constituição da sua Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS), integrada por duas psicólogas e uma assistente social, que disponibilizam intervenção psicológica e social, complementando, assim, a assistência na doença oncológica avançada, a doentes e seus familiares. Esta intervenção desenvolve-se no formato de consulta de Psicologia e consulta de Serviço Social, ao doente e família e consulta de luto.
Desde 2021 até ao momento, ao abrigo do programa, no IPO do Porto já foram assistidos cerca de 995 novos doentes e 980 familiares, num total de mais de 5 600 intervenções.