17 Novembro 2025

Investigadora do IPO Porto distinguida com bolsa da Carnegie Mellon University

A investigadora Beatriz Matos, doutoranda do Grupo de Patologia & Terapêutica Experimental do Centro de Investigação do IPO Porto, foi distinguida com uma bolsa no âmbito do Visiting Students Program da CMU Portugal, que lhe permitirá desenvolver investigação no âmbito do projeto iNNOVSensing, durante dois meses, na Carnegie Mellon University (CMU), em Pittsburgh.

 Este projeto tem como objetivo criar um modelo de Machine Learning para avaliar a ansiedade e a depressão em sobreviventes de cancro da mama, detetar alterações na sua severidade e prever a sua evolução. Paralelamente, colaborará também em outros projetos em curso na CMU.

A estadia, que começou no passado dia 3 de novembro, terá a orientação do Professor Mayank Goel, Associate Professor no Software and Societal Systems Department (S3D) e no Human-Computer Interaction Institute (HCII) da CMU, onde lidera o SMASH Lab (Smart Sensing for Humans).

Para além de potenciar novas colaborações científicas, esta oportunidade irá também contribuir para o desenvolvimento do seu projeto de doutoramento, sob a supervisão da doutora Cristina Santos e do Prof. Lúcio Lara Santos. Este projeto tem como objetivo explorar uma abordagem integrativa capaz de combinar biomarcadores moleculares e digitais com métodos de inteligência artificial, permitindo o diagnóstico precoce, a predição e a monitorização de sintomas como ansiedade, depressão, fadiga e insónia em sobreviventes de cancro da mama. 

Esta experiência internacional constitui uma oportunidade única de aprendizagem e cooperação científica, trazendo novas perspetivas e sinergias que irão reforçar a investigação clínica e translacional desenvolvida no IPO Porto.