Desde 2015, o IPO-Porto assinala o Dia da Esperança, uma efeméride que começou por lembrar a importância do papel dos ensaios clínicos no acesso à inovação terapêutica e também homenagear todos os doentes oncológicos, cuidadores e profissionais de saúde.

O Dia da Esperança, que tem como data de referência o primeiro dia da Primavera e que em 2017 se assinalou a 20 de março, tem o propósito particular de lembrar a importância da Esperança em situações oncológicas.

Para o IPO-Porto, a educação para a saúde, as novas formas de tratamento, os novos fármacos, o diagnóstico precoce, a prevenção e a investigação clínica são todos fatores muito importantes para a materialização da Esperança.

Sabemos a importância que a Esperança pode ter na vida das pessoas. Todos os dias a ouvimos, todos os dias a vivemos.

Por isso, o IPO-Porto lançou uma petição para a criação do Dia Nacional da Esperança, um dia de celebração da vida que pretendemos alargar a todos. Uma iniciativa IPO-Porto com o apoio da Roche. O objetivo era reunir 4 mil assinaturas nesta petição e levar esta proposta à Assembleia da República. Este objetivo foi claramente superado, tendo sido recolhidas perto de 7 mil assinaturas.

Juntos na Esperança. Juntos pela vida.