Registo Oncológico

QUALIDADE

Todos os dados publicados pelo RORENO são previamente sujeitos a verificação usando o software de verificação da qualidade dos registos e conversão de códigos (IARC CheckcrgTools Program).

 

O programa IARC-CHECK verifica a validade e a consistência entre as seguintes variáveis:

 

Idade / Incidência e datas de nascimento

Idade / Topografia / Histologia (ICD-O-3)

Topografia / Histologia ( ICD-O-3)

Sexo / Topografia

Sexo / Histologia (ICD-O-3)

Comportamento / Topografia (ICD-O-3)

Comportamento / Histologia (ICD-O-3)

Grau / Histologia (ICD-O-3)

Base de diagnóstico / Histologia (ICD-O-3)

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO

Qualquer dúvida ou pedido de esclarecimento relacionado com o Registo Oncológico pode ser colocada à equipa do RORENO através de envio de mensagem utilizando o programa de registo (Mensagens > Nova Mensagem) ou através do endereço de e-mail roreno@ipoporto.min-saude.pt.

CURSOS

Curso: Registo Oncológico

Fundamentação

O Registo Oncológico é uma actividade de importância decisiva na área da oncologia. O conhecimento das taxas de incidência, das tendências de evolução da prevalência e incidência de todas as neoplasias, constitui base de trabalho indispensável à elaboração da política nacional de saúde para a área de oncologia nas suas diferentes áreas de intervenção, desde âmbito assistencial e epidemiológico, às da investigação científica e de educação para a saúde.

 

A qualidade e fiabilidade do registo de Cancro dependem, em grande parte, da qualidade e quantidade dos dados administrativos e clínicos utilizados para o registo de novos casos e para o registo de follow-up. Este curso pretende contribuir para a formação do pessoal que trabalha nas Unidades de Registo Oncológico dos Hospitais Centrais e Distritais, das Clínicas Privadas, dos Centros de Saúde e de todas as demais Unidades de Saúde onde se pratique o registo de cancro, para que a qualidade do registo seja a mais elevada possível.

Objectivos e resultados esperados

Assegurar aos profissionais das unidades de registo de cancro conhecimento e competências para:

  • Participar no registo de cancro através do preenchimento adequado das fichas de registo em todas as suas componentes.
  • Manuse rigor os sistemas de registo e de codificação utilizados no registo de cancro, nomeadamente a classificação internacional para doenças oncológicas (ICD-O-3).
  • Identificar as principais causas de erro no registo de cancro e as formas de correcção.
  • Recolher do processo clínico os elementos indispensáveis ao preenchimento das fichas de registo.
  • Introduzir os dados no sistema de informatização usado no Registo e obter os relatórios de uso mais comum.

Destinatários

Pessoal administrativo (técnicos de registo), médicos, técnicos de informática, enfermeiros e outros profissionais que trabalhem em Unidades de Registo Oncológico.

CODIFICAÇÕES

PUBLICAÇÕES