Unidade de Investigação Clínica
A Unidade de Investigação Clínica foi criada no início de 2006 e tem como principais objetivos:
- Atrair para o IPO-Porto os melhores Ensaios Clínicos mundiais
- Apoiar na sua execução
- Zelar pelo cumprimento dos respetivos protocolos e procedimentos, promovendo o envolvimento do maior número possível de profissionais da instituição
Como consequência do trabalho desenvolvido, suportado por uma equipa profissionalizada, registou-se um crescimento progressivo e sustentado do número de Ensaios Clínicos e de doentes recrutados, reduzindo-se o respetivo tempo de implementação, com o consequente ganho em competitividade.
Por estas razões, o IPO-Porto é atualmente um centro de referência para os Ensaios Clínicos realizados em Portugal na esmagadora maioria das patologias tratadas na instituição. A presença ao mais alto nível no universo dos Ensaios Clínicos exige grande rigor e dedicação de todos os profissionais.
A Unidade de Investigação Clínica espera manter nos próximos anos o crescimento sustentado do desempenho e fomentar a participação em Ensaios Clínicos de fases ainda mais precoces (Fase I e II), nomeadamente com a criação de uma unidade específica para Ensaios de Fase I. Para que estes objetivos sejam realidade, o IPO-Porto conta com a colaboração de todos.
O IPO-Porto tem, em desenvolvimento, vários ensaios clínicos em diversas áreas da oncologia, com o objetivo de testar novos métodos e medicamentos na luta contra o cancro.