Outcomes Research Lab

Enquadramento

A implementação de uma Unidade de Outcomes Research veio criar uma estrutura que possibilita a monitorização de resultados clínicos e reportados pelo doente, cuja missão consiste em obter conhecimento com a produção de informação e investigação científica na área dos resultados em saúde. Serviço cuja visão é ser reconhecido como uma unidade de referência a nível nacional e internacional em resultados em saúde, na patologia oncológica e que integra como valores o rigor, conhecimento, qualidade, experiência, responsabilidade e eficiência.

Ao longo dos anos, tem-se consolidado a estratégia de uma prestação de cuidados de saúde baseados em valor na nossa Instituição, sempre alinhada com os vetores estratégicos do IPO ao longo dos vários triénios, nomeadamente o doente no centro, inovação em oncologia, qualidade e eficiência.

A filosofia dos cuidados de saúde baseados em valor (VBHC) acaba por estar tacitamente na base da implementação e desenvolvimento de um serviço destes, pois pretende olhar aos resultados que importam para o doente, do ponto de vista clínico e reportados por eles, em relação aos custos necessários para alcançar esses mesmos resultados ao longo de todo o ciclo de cuidados.

Serviço

O serviço é composto por uma equipa multidisciplinar de várias áreas de formação, desde a engenharia biomédica, ciências da saúde, gestão entre outras, com funções variadas, desde data manager dedicados à recolha de dados a analistas responsáveis por analisar esses mesmos dados.

O ORLab compreende as seguintes áreas de atividade:

  1. Real World Evidence (RWE) studies
  2. Big Data & Analytics
  3. Clinical Pathway
  4. Patient Reported Measures (PROM’s/PREM’s)

As atribuições do serviço passam por:

  • Gerir o processo de recolha e sistematização de informação relativa ao custo, segurança e efetividade das tecnologias da saúde utilizadas no IPO Porto, com particular ênfase nas inovadoras;
  • Fazer o acompanhamento das Partilhas de Risco;
  • Produzir trabalhos científicos no âmbito de: HTA, VBHC e resultados em saúde provenientes de estudos de RWE
  • Estabelecer parcerias externas para alavancar a investigação, incluindo a participação em estudos observacionais de investigação clínica, nacionais e internacionais;
  • Projetar, implementar e acompanhar a execução de tarefas no âmbito do sistema informático de BI e outros sistemas de bases de dados do serviço;
  • Coordenar e monitorizar o circuito de qualidade de vida relacionada com a saúde implementado no IPO Porto;
  • Implementar e desenvolver Clinical Pathways;
  • Dar apoio técnico, quando solicitado, aos projetos de investigação dos demais profissionais da Instituição, desde que integrados no âmbito e missão do Serviço.
Estudos observacionais de RWE

O ORLab é responsável pela realização não só de estudos de RWE internos nos serviços, bem como pela celebração de parcerias externas com Entidades Parceiras ao abrigo de um protocolo financeiro.

Qualquer estudo exige previamente o parecer da Comissão de Ética e do Encarregado da Proteção de Dados.

Especificidades dos projetos de investigação financiados e/ou em parceria com Entidades Externas realizados pelo ORLab:

  1. O ORLab realiza todo o estudo internamente, desde a regulamentação e submissão à Comissão de Ética e Encarregado de Proteção de Dados, à recolha e análise estatística dos dados, e por fim a elaboração do relatório do estudo;
  2. Ao ORLab apenas compete a gestão e realização de estudos observacionais retrospetivos de RWE;
  3. O ORLab não realiza estudos cuja transmissão dos dados para a Entidade Parceira seja efetuada ao nível do doente podendo, unicamente, proceder à disponibilização de dados agregados;
  4. Todos os estudos financiados pressupõem o envio prévio de uma proposta comercial do ORLab para a Entidade Externa/Parceira, existindo para o efeito uma tabela de “hourly rates” respeitante aos profissionais envolvidos no estudo e previamente aprovada;
  5. Os estudos têm de cumprir obrigatoriamente com a Minuta de Protocolo de Contrato Financeiro e Minuta de Protocolo de Contrato de Colaboração afetas ao ORLab para estudos clínicos sem intervenção (i.e. observacionais), estabelecidas e publicadas em Boletim Normativo interno.

Contacto para estudos de RWE: gestão.projetos@ipoporto.min-saude.pt

Gabinete de Qualidade de Vida do doente oncológico (PROM’s)

O diagnóstico de cancro, a própria doença e os seus tratamentos têm associadas implicações físicas, psicológicas e sociais que acarretam uma redução significativa da qualidade de vida dos doentes. No entanto, graças à evolução da ciência e à cada vez maior possibilidade de sobrevida do cancro, este passou a ser visto como uma doença crónica. Verifica-se uma incidência crescente, muito mais curas, sobrevivências de longa duração com grande qualidade de vida e com um grande número de sobreviventes a retomar o seu trabalho habitual. Este conhecimento compreensivo do impacto da doença crónica nos diferentes aspetos da vida do indivíduo apresenta-se como uma importante condição prévia quer para um tratamento mais eficaz, quer para a prestação de cuidados paliativos adequados.

A avaliação da qualidade de vida integrada numa ótica de avaliação de resultados em saúde permite que o tratamento mais adequado seja administrado a cada doente. Esta possibilidade de alertar para as preocupações sentidas pelo doente através dos questionários de Qualidade de Vida que muitas vezes o doente não verbaliza na consulta de enfermagem ou médica, permite que em posse desta informação se consiga intervir em tempo útil e se necessário encaminhar o doente para a especialidade mais adequada.

Neste contexto, foi recentemente implementado o Gabinete de Qualidade de Vida, no Edifício central, uma localização de fácil acesso, num espaço acolhedor, dotado de tablets nos quais o doente preenche o(s) seu(s) questionários contando com a ajuda de um profissional de enfermagem.

Nesta fase, apenas são convocados para este gabinete doentes que fazem tratamento com fármacos inovadores, mas estamos a trabalhar por forma a criar condições para o seu alargamento à totalidade de doentes do IPO Porto.

A sensibilização para a importância da avaliação da qualidade de vida em vários momentos do percurso de tratamento do doente é fundamental, sendo os resultados desta avaliação depois disponibilizados ao médico.

O objetivo principal da implementação de PROM’s na nossa realidade hospitalar, é que eles possam ser um instrumento de apoio à prática clínica.

O doente faz a chegada ao IPO, dirige-se ao quiosque para fazer a admissão e conforme tem um ato médico de uma consulta ou de realização análises clínica ou de tratamento no hospital de dia, tem o ato médico de ida ao Gabinete da Qualidade de Vida para preencher um questionário. Relembramos que este preenchimento é voluntário.

Ver vídeo.

Documentos

Regulamento

Protocolo de Colaboração

Protocolo Financeiro

Serviço de Epidemiologia

O Serviço de Epidemiologia tem como missão contribuir para a investigação, intervenção e formulação de políticas de saúde em oncologia. Tem como objetivos principais promover a investigação epidemiológica em oncologia, formação em Epidemiologia e Estatística associada aos cuidados de saúde, e a gestão do Registo Oncológico Regional do Norte (RORENO), referência nacional no conhecimento da patologia oncológica a nível da população residente no Norte do país.

A participação em projetos de investigação nacionais e internacionais, publicação de artigos científicos em revistas internacionais, bem como apoio em metodologia de investigação, são algumas das atividades do Serviço.

Gabinete de Apoio ao Doente (GAD)

O que é?

O IPO-Porto disponibiliza o Gabinete de Apoio ao Doente a todos os que necessitem de apoio, numa forma inovadora e eficaz do doente se relacionar com o Instituto. Este Gabinete tem como objetivos facilitar a articulação doente/instituição, estabelecer a ligação entre os utentes e a Administração e agilizar a comunicação do doente com os profissionais. No Gabinete de Apoio ao Doente será ouvido e acolhido com a máxima qualidade e atenção. Aqui pode ter acesso a vários tipos de informação, nomeadamente serviços específicos como, por exemplo, disponibilização de tradutores e auxílio para deficientes auditivos e visuais.

Quando me devo dirigir ao GAD?
  • Quando necessitar de algum serviço específico (por exemplo, acesso a tradutores)
  • Quando quiser apresentar um elogio, sugestão ou reclamação
  • Quando quiser solicitar um relatório clinico e não tenho acesso à área reservada bem-me- ker (resgiste-se agora: adicionar atalho para abertura da área de registo
  • Quando quiser solicitar cópia de dados de saúde e não tenho acesso à área reservada bem-me- ker (resgiste-se agora: adicionar atalho para abertura da área de registo)
Onde fica?

O Gabinete de Apoio ao Doente funciona na entrada do piso 3 do Edifício Principal, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 16h00.

Serviço Social

Esta valência rege-se pelos seguintes valores:

  • Ética e respeito pela dignidade do ser humano
  • Desenvolvimento da solidariedade, equidade e justiça social
  • Respeito pela liberdade individual e exercício de cidadania

Para uma melhor articulação com os profissionais de saúde e rápida avaliação do doente, os Assistentes Sociais encontram-se distribuídos por Serviço/Clínicas de Patologia, de acordo com as suas competências profissionais.

Marque consulta de Serviço Social na Clínica onde anda a ser acompanhado.

Serviços:

O Serviço Social intervém e assume um papel preponderante na identificação de situações de vulnerabilidade, em parceria com outros profissionais de saúde. É uma unidade transversal que se articula com os diversos serviços da Instituição.

A identificação precoce destas situações permite ao Serviço Social intervir de forma atempada e coordenada com outras instituições, equipas da comunidade e rede social envolvente, de modo a permitir a inserção social do doente e sua família proporcionando e promovendo a continuidade de cuidados.

Serviços Farmacêuticos

No âmbito de ação dos Serviços Farmacêuticos também se integra a prestação de informação e esclarecimentos ao doente e aos profissionais de saúde, na área do medicamento.

Serviços:
  • Unidade Centralizada de Quimioterapia
  • Farmacotecnia (produção de estéreis e não estéreis)
  • Ensaios clínicos
  • Ambulatório
  • Distribuição individualizada diária em dose unitária e tradicional
  • Centro de informação de medicamentos

 

Serviço de Nutrição e Alimentação

O SNA participa e age de acordo com as decisões institucionais tomadas, numa perspetiva de melhoria contínua e de garantia de qualidade dos serviços prestados, atendendo à otimização dos recursos existentes, para benefício alimentar e nutricional dos utentes.

O serviço de Nutrição e Alimentação tem como missão:

  • Garantir o fornecimento de refeições equilibradas, sob o ponto de vista nutricional, seguras do ponto de vista microbiológico e adequadas à situação clínica dos utentes
  • Garantir o apoio alimentar e nutricional adequado aos doentes oncológicos, em seguimento na Instituição, em regime de internamento e de ambulatório, para que superem os efeitos da doença, co-morbilidades e/ou tratamentos aplicados

A estratégia deste serviço passa pela(o):

  • Supervisão de toda a cadeia de produção alimentar da Cozinha
  • Supervisão da distribuição das refeições servidas aos doentes internados, Refeitório e Bar dos funcionários
  • Controlo dos custos de produção
  • Adaptação das ementas hospitalares às necessidades e preferências dos doentes internados
  • Acompanhamento alimentar e nutricional dos doentes desnutridos e em risco de desnutrição
  • Avaliação e orientação alimentar e nutricional dos doentes internados nos diversos serviços, após pedido de colaboração do médico assistente ou de enfermagem, através da instituição da terapia nutricional adequada (nutrição entérica, parentérica, suplementação, esquema alimentar individualizado, dietas especiais e/ou aconselhamento alimentar de alta) e monitorização alimentar
  • Realização de Consultas de Nutrição a doentes em regime de ambulatório (adultos e pediatria) que necessitem de otimizar o seu estado nutricional, ou minimizar as perdas nutricionais decorrentes da sua situação clínica
Serviços:

São funções do Serviço de Nutrição e Alimentação:

Alimentação Coletiva: 

Desde 26 de janeiro de 2009, o fornecimento das refeições aos doentes, funcionários, utentes do Refeitório e do Bar é da responsabilidade da empresa concessionária Eurest. A equipa é mista, constituída por elementos pertencentes ao quadro do IPO-Porto e à empresa concessionária. O sistema de produção e distribuição das refeições é centralizado e faz-se pelo sistema a quente.

  • Aprovar ementas
  • Supervisionar a preparação, confeção e distribuição das refeições dos doentes e funcionários
  • Coordenar e supervisionar as tarefas diárias dos assistentes operacionais
  • Zelar pela limpeza e conservação das instalações e equipamentos
  • Validar a faturação mensal e controlar os consumos diários
  • Acompanhar e coordenar a visita dos técnicos de recolha de amostras para análise microbiológica aquando da visita para recolha de amostras de alimentos ou zaragatoas de superfícies, equipamentos ou materiais, indicando os alimentos e material a analisar
  • Verificar a implementação de medidas corretivas perante análises microbiológicas não conformes realizadas a alimentos ou zaragatoas
  • Promover medidas de segurança e higiene de trabalho
  • Solicitar reparação de infraestruturas
  • Elaborar as escalas de turnos de trabalho para os assistentes operacionais, encarregada de setor
  • Monitorizar a satisfação dos utentes do internamento e refeitório através da aplicação de inquéritos
  • Elaborar procedimentos institucionais na área de Alimentação Coletiva
  • Fornecer parecer técnico ao SAL quanto à necessidade de aquisição e adequação de utensílios e equipamentos relacionados com a alimentação coletiva que tenham sido requisitados pelos diversos serviços do IPO-Porto
  • Formação profissional
  • Coordenar estágios académicos e profissionais
  • Acompanhar visitas profissionais ao serviço

Nutrição Clínica: 

  • Avaliação e orientação alimentar e nutricional dos doentes internados, mediante solicitação médica ou da equipa de enfermagem
  • Deteção e intervenção nos doentes desnutridos ou em risco de desnutrição
  • Adaptação da dieta hospitalar às necessidades dos doentes internados, sempre que manifestada intolerância
  • Instituição de suplementação nutricional, dieta individualizada, nutrição entérica, nutrição parentérica e dieta de alta
  • Prestação de apoio nutricional a doentes em regime de ambulatório, após solicitação do médico assistente ou monitorização de doentes observados pela nutrição no internamento após alta:
  1. Consulta Nutrição-Endocrinologia: destinada a doentes com obesidade, aumento de peso, diabetes Mellitus, dislipidemia, entre outros
  2. Consulta Nutrição-Radioterapia: destinada a doentes a fazer tratamento de RT na região da cabeça e pescoço ou de patologias com outras localizações, se desnutridos ou em risco de desnutrição
  3. Consulta Nutrição-Chamada: destinada a doentes seguidos por nutrição no internamento, sondados, desnutridos, ou em risco de desnutrição
  4. Consulta Nutrição-Hemodiálise: destinada a doentes em programa regular de hemodiálise
  5. Consulta Nutrição-Pediátrica: destinada a crianças seguidas por nutrição no internamento, sondados, desnutridos, em risco de desnutrição ou obesidade
  6. Consulta Nutrição-STMO: destinada a doentes seguidos por nutrição no internamento, em risco de desnutrição, com DEcH
  • Emitir pareceres técnicos à Comissão de Farmácia e Terapêutica quanto ao tipo de fórmulas nutritivas comerciais a adquirir
  • Elaborar material educacional destinado a doentes internados ou em regime de ambulatório
  • Partilhar projetos, problemas e experiências em reuniões de Serviço Formação profissional
  • Coordenar estágios académicos e profissionais
  • Investigação

Qualidade: 

O SNA cumpre as normas para acreditação do CHKS de abril de 2010 e está acreditado pela ISO 9001:2008-CHKS.

O Serviço de Alimentação, através do Sistema de Gestão da Qualidade da Eurest cumpre os requisitos das seguintes normas:

  • NP EN ISO 9001:2008
  • NP EN ISO 22000: 2005
  • NP EN ISO 14001:2004
  • OHSAS 18001:2007

 

 

 

Serviço Central de Esterilização

Tem como finalidade realizar, centralmente, para todos os serviços clínicos do IPO-Porto, as atividades inerentes ao processamento global de dispositivos médicos reutilizáveis, quer sejam desinfetados quer sejam esterilizados.

A unidade é constituída por 26 profissionais e depende hierarquicamente do Conselho de Administração na pessoa de um Administrador afeto ao serviço. Na falta deste, depende do Presidente do Conselho de Administração.

O serviço tem como missão assegurar o processamento de todos os Dispositivos Médicos reutilizáveis necessários à prestação de cuidados ao utente, tendo em vista a prevenção de infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS).

O Serviço Central de Esterilização do IPO-Porto visa atingir a excelência no que concerne as atividades inerentes ao reprocessamento de dispositivos médicos reutilizáveis, respeitando as normas nacionais e europeias e desenvolvendo as suas atividades com profissionalismo e eficiência.

Serviços:
  • Assegurar as boas práticas em todos os postos de trabalho, segundo normas internacionais, nacionais e institucionais que garantam a qualidade técnica e a otimização dos recursos
  • Procurar a satisfação dos serviços utilizadores através da melhoria contínua dos serviços prestados
  • Garantir a conformidade com os requisitos do Sistema de Qualidade
  • Medir a eficiência das atividades desenvolvidas, avaliando o funcionamento das mesmas e ouvindo a opinião dos clientes
  • Colaborar com a Comissão de Controlo de Infeção, na prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde
  • Adotar medidas de redução/contenção de custos
  • Promover a concretização das políticas ou diretivas emanadas dos Órgãos de Gestão
  • Colaborar com os Órgãos de Gestão nos compromissos por eles assumidos com os estabelecimentos de ensino e outros, relativamente à formação ou prestação de serviços, na área da Descontaminação/Esterilização

Funcionalmente é dividido em cinco grandes áreas funcionais:

  • Sala de limpeza/desinfeção
  • Sala de preparação e embalagem
  • Armazém de esterilizados
  • Parque de carros de transporte
  • Área social e administrativa

Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa

Este Serviço contribui para o conceito de saúde integral e, como tal, insere-se na estrutura orgânica da instituição hospitalar. O doente, os seus familiares e os profissionais do Instituto são a razão de ser deste Serviço.

Vamos visitá-lo, escutá-lo, atendê-lo, celebrar a fé consigo.

Diariamente, e a qualquer hora do dia, mediante a possibilidade dos Assistentes, de acordo com o horário dos mesmos. O dia de descanso semanal do Assistente católico é à segunda-feira.

Locais de Culto

O Instituto tem três Edifícios com internamentos. Em cada um deles existe um local de culto, a saber:

  • Edifício de Cirurgia: P.14 – Com espaço físico para atendimento inter-religioso e partilha de espaço para o culto com outras confissões cristãs
  • Edifício de Medicina: P.7 – Com utilização inter-religiosa e cristã
  • Edifício dos Cuidados Paliativos: P.3
Horários das Eucaristias:

(Sujeito a alterações. Encontra-se, também, nos pisos de internamento e nos locais de culto)

  • Segunda-feira, Sábado e Feriados: Não há Eucaristia para os doentes.
  • Terça-feira: Edifício de Cuidados Paliativos – 11h00
  • Quarta-feira: Piso 14 – Edf. Cirurgia – 17h00
  • Quinta-feira: Piso 7 – Edf. Medicina – 15h00
  • Sexta-feira: Piso 14 – Edf. Cirurgia
  • Domingos e Dias Santos: Piso 14 – Edf. Cirurgia – 11h00
Serviços:

Assistência:

A assistência é prestada pelos Assistentes que estão vinculados mediante contrato e prestam serviço regular no IPO-Porto.

Quando devidamente fundamentado pelo doente, seus familiares ou outros, cuja proximidade do doente seja significativa, estes podem designar um assistente, identificado e credenciado, sem vínculo ao IPO-Porto, desde que tal não implique custos para a Instituição. Este procedimento implica informação e pedido de autorização aos profissionais de enfermagem do respetivo Serviço de internamento.

Outras Religiões:

O doente deve solicitar a presença do seu Assistente Espiritual e Religioso acreditado no IPO-Porto, junto dos profissionais de enfermagem no momento do internamento. Poderá também contactar o SAER ou o Gabinete de Apoio ao Doente.

Às Igrejas ou comunidades religiosas, legalmente reconhecidas, são asseguradas condições que permitam o livre exercício da assistência espiritual e religiosa aos utentes internados em estabelecimentos de saúde do SNS que a solicitem.

Aos utentes internados em estabelecimentos do SNS, independentemente da sua confissão, é garantido o acesso à assistência espiritual e religiosa.

(Decreto-Lei nº 253/2009, de 23 de Setembro)